4 maneiras de manter sua aliança em perfeito estado

Início/Sem categoria/4 maneiras de manter sua aliança em perfeito estado

4 maneiras de manter sua aliança em perfeito estado

Seu noivado foi perfeito: o jantar estava maravilhoso, o lugar era super romântico, vocês estavam muito apaixonados e, para fechar com chave de ouro, as alianças estavam simplesmente tinindo, o que só trouxe mais beleza e romantismo para a ocasião. Mas o tempo passou, os primeiros arranhões começaram a aparecer, e, de repente, suas alianças não tinham mais aquele brilho incrível dos primeiros dias. Natural, mas nada ideal, não é mesmo? Pois mantenha a calma nessa hora e, antes de mais nada, confira o post que produzimos especialmente para você, com uma listinha com 4 dicas incríveis para manter sua aliança no mais perfeito estado. Quer saber que dicas mágicas são essas? Então fique de olho:

Aprenda alguns cuidados básicos

Seja para formalizar o compromisso do noivado ou para selar a união na cerimônia do casamento, as alianças representam o amor e a cumplicidade do casal, certo? Para não estragar esse símbolo tão bonito, as alianças precisam de alguns cuidados básicos no dia a dia para permanecerem sempre lindas e vistosas.

Para começar, é preciso lembrar que tirar a aliança ao lavar as mãos é um cuidado básico que todos os que usam esse tipo de anel devem adotar. Afinal de contas, sabão e detergente podem, a longo prazo, deixar a aliança opaca ou até mesmo ocasionar o aparecimento de dermatites de contato em razão do acúmulo de sabão entre a pele e a parte interna da aliança. Por isso, lembre-se sempre de retirar a aliança antes de lavar as mãos — mas tomando o devido cuidado para não esquecê-la em qualquer lugar!

Basicamente pelos mesmos motivos, se for fazer uma limpeza pesada em casa, é indispensável tirar a aliança, já que sabão em pó e diversos outros produtos químicos contêm substâncias abrasivas que podem aumentar a opacidade da sua aliança. Vale ressaltar desde já que essa dica vale para qualquer que seja o modelo ou o material dos anéis, ok?

Quem faz natação ou hidroginástica também precisa se manter atento, preferencialmente retirando a aliança antes de cair na água, pois o cloro pode torná-la opaca e quebradiça. Isso é verdade especialmente para as alianças de ouro, enquanto as de platina dispensam esse cuidado. Já para quem não dispensa uma boa malhação, a dica é radical: deixe sua aliança em casa! Só assim ela estará livre do contato direto com as máquinas e da possibilidade de ficar muito arranhada.

Dê você mesmo um trato na aliança

Enquanto há quem diga que usar creme dental ajuda na limpeza de qualquer anel, outros condenam enfaticamente a prática. Em meio a essa polêmica, para não errar, prefira fazer uma limpeza mais básica, usando apenas água morna e detergente neutro. É simples: coloque aproximadamente 5 gotas de detergente neutro em um copo e despeje cerca de 200 milili água morna (cerca de 200 ml). Depois de pronta a mistura, coloque a sua aliança e deixe-a lá por uns 5 a 10 minutos. Passado esse período, retire a aliança do molho e limpe-a com uma escova de dente de cerdas macias. Pronto, agora é só lavar a aliança em água corrente e secá-la com uma flanela. Essa dica serve tanto para alianças em ouro como para alianças em prata. Mas atenção: se sua aliança for em ouro branco, tome um pouco mais de cuidado, pois esse material é um pouco mais sensível que o tradicional ouro amarelo.

Quer uma dica ainda mais prática e rápida? Limpe a aliança com uma borracha branca escolar, daquelas que usávamos antigamente nos tempo de colégio, sabe? Basta esfregar a aliança na borracha para ver como ela já vai adquirir mais brilho instantaneamente! Outra dica é usar as famosas flanelinhas mágicas, que já vêm embebidas em pequenas quantidades de produtos químicos que ajudam a resgatar o brilho das peças. Só que, nesse caso, o uso não é recomendado para alianças foscas! Em último caso, você pode recorrer a alguns produtos específicos para limpeza de joias disponíveis no mercado, com versões próprias para joias em ouro e prata, ou ainda aquele tradicional polidor.

Cuide com carinho das pedras

Alguns casais fazem absoluta questão de contar com pedras em suas alianças. De fato, esses detalhes trazem um toque a mais de charme e sofisticação à joia, mas também exigem ainda mais cuidado quando o assunto é manter as alianças em perfeito estado. Seja uma aliança com um belo caminho de pedras ou apenas com algumas pedrinhas espaçadamente cravadas, a limpeza deve ser mais delicada.

Usar papel higiênico durante a limpeza desses modelos é uma boa saída, porque evita que fiapos de pano se prendam às pedras, o que poderia ser prejudicial. Vale lembrar que como diamantes costumam atrair gordura, se sua aliança possuir esse tipo de pedra é melhor evitar passar cremes nas mãos estando com o anel no dedo.

Procure um especialista no assunto

Os cuidados básicos citados nos itens anteriores obviamente ajudam a manter as alianças com uma boa aparência, mas se sua joia tiver um arranhão um pouco mais profundo, o ideal mesmo é procurar um especialista que faça o polimento com a devida segurança. Nesse caso, vá até uma joalheria ou a um ourives de sua confiança para que sua aliança passe pelo polimento adequado. Que tal aproveitar o momento e oferecer um tratamento minucioso para a retirada de impurezas por meio de uma máquina de ultrassom à sua peça?

Contudo, não abuse das idas ao ourives, já que há quem diga que essas limpezas mais detalhadas desgastam um pouco a peça. Assim, em relação a esse cuidado, a recomendação é fazer uma limpeza a cada 6 meses, para dar um tempo maior entre limpezas mais profundas. Procure deixar para fazer uma limpeza maior em uma data especial — como em um aniversário de casamento, por exemplo.

Já deu para perceber que são muitos os cuidados para cuidar direitinho da sua aliança, não é verdade? Mas não se esqueça: o importante mesmo é manter o símbolo dessa união em dia, lembrando de sempre dedicar muito amor e atenção a seu parceiro, claro.

E então, pronto para deixar sua aliança com cara de nova? Conhece outras táticas para dar um trato na peça? Comente aqui e compartilhe sua experiência e suas impressões conosco!

 

2017-06-08T19:12:13+00:00

Deixar Um Comentário