8 dicas para te ajudar a escolher a decoração do casamento

Início/Dicas de Casamento: Festas, Decoração e mais | Blog Allianze/8 dicas para te ajudar a escolher a decoração do casamento

8 dicas para te ajudar a escolher a decoração do casamento

casar na primavera 300x234 - 8 dicas para te ajudar a escolher a decoração do casamento

Tanto no que diz respeito à cerimônia, quanto no que se refere à recepção do casamento, a decoração é um aspecto muito importante, pois ela diz muito sobre a personalidade dos noivos, é imprescindível para reforçar o conceito e estilo que o casal escolheu para a celebração, além de ter a clara função de encantar os convidados.

A decoração perfeita é capaz de deixar o clima mais agradável, acolhedor e envolvente. Ela embeleza cerimônia e festa, tornando o momento ainda mais inesquecível. Simples ou detalhada, rústica ou sofisticada, moderna ou clássica…Não importa! Existem inúmeras possibilidades decorativas, que agradam a diferentes gostos e perfis de noivos.

Vai se casar em breve, mas ainda não escolheu a decor? Tem noção do que pretende na ornamentação, porém não se decidiu. Vem conferir as dicas que preparamos para simplificar sua intensa vida de noiva e descobrir como escolher a decoração do casório!

Planeje a sua decoração com antecedência

A decoração, assim como os demais detalhes de um casamento, deve ser bem planejada. Comece idealizando o que você quer, pensando nos elementos que deseja incluir na decor e estabelecendo quais são as suas prioridades decorativas. Não abre mão de determinada flor? Sonha com alguma mobília especial? Pensou em topiarias suspensas no corredor? Coloque tudo no papel para nortear a concepção do seu projeto.

Estipule um limite de gastos para a ornamentação

Muitas noivas reclamam que a decoração é um dos itens mais caros do casamento, mas saiba que existem decorações elegantes para todos os gostos e bolsos. O ideal para que a decor não pese no orçamento é estipular um limite de gastos considerando a decoração da cerimônia e da recepção. Feito isso, parta para a pesquisa e comparação de preços. Para evitar extrapolar esse teto pré-definido, controle tudo em planilhas e aplicativos, corte itens supérfluos e ajuste com o decorador o que pode ser remanejado.

Procure um bom decorador

Por mais que você entenda de decoração, tenha uma amiga caprichosa ou conheça pessoas dispostas a executar o seu projeto decorativo, o ideal é contar com um bom decorador, pois no grande dia, a noiva tem que estar o mais despreocupada e relaxada possível. Além disso, o tempo é curto e, dificilmente, você dará conta de decorar tudo sozinha. Encontre um decorador que ofereça bom custo-benefício e que entenda seu projeto. Não adianta contratar um profissional competente e super badalado, mas que siga um estilo completamente diferente do que você espera na decoração do casório.

Defina o estilo decorativo a ser seguido

Um dos pontos de partida para montar a decoração ideal é definir um estilo decorativo que combine com o perfil do casal. Os estilos mais usados na atualidade são o estilo clássico, o estilo vintage, o estilo rústico, o estilo moderno e o estilo temático. Veja a seguir quais são as especificidades de cada um desses estilos e identifique qual opção tem mais a ver com você e seu par!

Estilo Clássico: Esse estilo é conservador e tradicional, mas tem o seu charme. Ele costuma ser discreto e elegante, prioriza o uso de cores claras e pode ter elementos luxuosos, como arranjos volumosos de flores, vasos clássicos, castiçais, porcelanas e lustres. O bege e o branco  normalmente são usados como base dessa decoração e as flores de casamentos clássicos são as  Rosas, Lírios, as Orquídeas, o Copo de leite, as Astromélias e as Gipsófilas.

Estilo Vintage: No estilo vintage, a  decoração possui elementos antigos, que lembram a  casa da vovó. Essa proposta fica muito adequada para casamentos minimalistas, na praia ou no campo. Muito delicado e romântico, o estilo vintage pede objetos como máquinas de escrever, porta-retratos, relógios e louças antigas. Detalhes em renda e crochê também são bem-vindos, assim como itens em tons pastel.

Estilo Rústico: O estilo rústico é muito usado para quem vai casar ao ar livre e em contato com a natureza, especialmente em sítios e fazendas. Os elementos decorativos são simples, os móveis são amadeirados e há objetos DIY (feitos com as próprias mãos). As flores do campo podem ter cores fortes, como amarelo, azul e laranja, contrastando com os tons mais amadeirados, como bege, marrom e  terra. Vale destacar que a intenção dessa decor é criar um efeito aconchegante.

Estilo Moderno: O estilo moderno é jvial, contemporâneo, ousado, descolado e tem um charmoso ar cosmopolita. Normalmente composto por cores vibrantes e elementos dourados, é a opção perfeita para quem curte casamentos inovadores e cheios de estilo e personalidade, pois se utiliza de móveis e peças diferenciados. Essa proposta não é estática! Ela se renova de acordo com as tendências do mercado.

Estilo Romântico: Encantador, o estilo romântico é delicado e discreto. Trata-se de uma charmosa variação do estilo clássico, porém com um leve toque de suavidade. As paletas de cores reúnem candy colors e as flores queridinhas são as rosas e flores do campo. Elementos como fotografias, corações, velas, iniciais do casal e passarinhos (love birds) são muito usados nesse tipo de decoração.

Estilo temático: Para os noivos mais ousados e irreverentes, os casamentos temáticos são boas pedidas. Nesse caso, eles escolhem um tema que tenha a ver com eles para nortear o casório. Pode ser o filme, um livro, um lugar, a profissão em comum, um hobbie e por aí vai. Por exemplo, já vimos casamentos com o tema Volta ao Mundo, projetado para casais que amam viajar. A decoração, nesse caso, tem a missão de fazer os convidados literalmente embarcarem na celebração.

Escolha as cores com cautela

Não há regras quanto às cores do casamento, mas a paleta escolhida deve dialogar com o estilo da decoração. O branco, o bege e os tons de nude são clássicos atemporais e costumam estar dentre as preferências das noivas que têm medo de errar, mas existem muitas outras possibilidades. Algumas paletas que estão fazendo sucesso entre as noivinhas na atualidade são as seguintes:

Azul Tiffany: Alegre, elegante e romântica, essa paleta é muito usada em casamentos diurnos em espaços abertos.

Laranja, amarelo e vermelho: Intensa e quente, essa paleta é perfeita para a primavera e verão. Fica ótima em casamentos mais irreverentes ao ar livre.

Roxo e amarelo: O amarelo é um tom versátil. Ele cai bem com marrom, com preto, com branco, com azul e com roxo. Por que não? Essa combinação cria um visual moderno e exótico.

Rosa e azul: Essa combinação delicada e romântica fica perfeita na proposta vintage. Misture rosas e hortênsias nessa proposta decorativa. Fica lindo, terno e sereno!

Dourado e rosa: Depois de um tempo em baixa, o dourado voltou com tudo ao lado do rosa. Ele evoca sofisticação e pode aparecer em molduras, castiçais, móveis, vasos e outros detalhes da decoração de casamentos noturnos.

Para escolher as cores do seu casamento, considere o estilo da decoração, o significado de cada tom, o efeito que essas tonalidades criam e também as tendências da temporada.

Use flores da estação

As flores mais usadas em casamentos são os lírios, rosas, astromélias, angélicas, lisianthus, gérberas, orquídeas, gardênias e copos de leite. Todas elas inspiram bons sentimentos e possuem simbologias interessantes para quem está se unindo em matrimônio, como o amor, tranquilidade e felicidade plena. Além do mais, são lindas.

Para economizar e ter arranjos mais robustos no casamento, o ideal é usar as flores da estação. Na primavera, aposte em camélias, lírios, rosas, gérberas, orquídeas mais resistentes e copo-de-leite. No verão, prefira rosas, cravos, lírios e hortênsias. No outono, invista em animajo, gérbera, rosa, astromélia, boca-de-leão e angélica. Já no inverno, as melhores escolhas são as rosas, copos-de-leite, chuva-de-ouro e tulipas.

Encontre a mobília perfeita

Os móveis na decoração têm a função de embelezar o ambiente, mas também cumprem o papel de acomodar os convidados confortavelmente. Opte por belas cadeiras, prefira mesas com tampo redondo, revestidas com toalhas bonitas. Caso deseje um visual mais clean e moderno, aposte em mesas com tampos de vidro e arranjos centrais bem bonitos. Além das cadeiras tradicionais, crie espaços mais informais, com ilhas, bancos e pufes.

Evite excessos decorativos

No mais, tome cuidado com os excessos decorativos. Evite misturar muitas cores, estampas e texturas, não exagere na quantidade de brilho e procure equilibrar os detalhes de tons vibrantes com bases neutras. Componha sua decoração com equilibre e tome bastante cuidado para não pesar a mão. Lustres grandes de cristal, por exemplo, são lindos. No entanto, soam exagerados em espaços pequenos e decorações simples.

E aí, você gostou das nossas dicas? Elas te ajudarão a escolher a decoração ideal? Tem outros truques para facilitar essa escolha? Compartilhe as suas opiniões e experiências conosco através dos comentários. Até a próxima e ótimos preparativos para você!

2017-06-08T14:19:46+00:00

2 Comentários

  1. Luciana em - Responder

    Quero casar estilo country mais não quero gastar muito na decoração qual a sua dica

    Obrigado

  2. […] se você ainda tem dúvidas sobre os detalhes do visual do seu grande dia, confira essas 8 dias para ajudá-lo a escolher a decoração do casamento e deixar tudo […]

Deixar Um Comentário