Aliança ou anel de noivado: qual é o adequado para cada situação?

Início/Sem categoria/Aliança ou anel de noivado: qual é o adequado para cada situação?

Aliança ou anel de noivado: qual é o adequado para cada situação?

Tudo fica automaticamente mais bonito e colorido na vida de quem tem a certeza de que encontrou a pessoa certa para compartilhar tanto os bons como os maus momentos, não é verdade? Essa frase pode até parecer meio piegas, mas os apaixonados de plantão vão confirmar: o amor é mesmo lindo!

E se você faz parte dessa turma que está com o coração cheinho de amor, vai ter que concordar que a escolha das alianças é um tema que realmente traz muitas dúvidas ao casal. A verdade é que, seja para o noivado ou para o casamento, o casal terá que tomar uma decisão, escolhendo qual é a melhor opção: aliança ou anel de noivado?

Se você está justamente vivendo um desses momentos e anda em dúvida sobre qual deve ser sua escolha, não pode deixar de ler o nosso post de hoje, porque vamos contar o que a joia escolhida representa para cada uma dessas etapas da vida do casal e dar dicas para fazer uma escolha perfeita. Então confira:

Anel de noivado: quando surgiu e o que representa?

Há relatos de que o primeiro anel de noivado foi oferecido por um membro da aristocracia austríaca à sua noiva, no século XIII. De lá pra cá, essa se tornou uma joia cobiçadíssima pelas moçoilas, que passaram a suspirar por um amado e, de quebra, por um lindo anel de noivado. Essa tradição acabou se consolidando ao longo dos anos, transformando o anel de noivado não só em um símbolo de amor como na promessa da futura união do casal.

Diferentemente da aliança de casamento, usada por ambos nos anelares de suas mãos esquerdas, o anel de noivado costuma ser ostentado apenas pela mulher. A tradição é que o noivo escolha um lindo anel de noivado e o use para arrebatar a noiva na hora de formalizar o pedido de casamento, quando pronuncia o famoso “quer casar comigo?”.

No Brasil, essa tendência é mais recente, mas tem ganhado cada vez mais força. As brasileiras, conhecidas por serem vaidosas, ficam animadíssimas com a possibilidade de ganharem um anel lindíssimo de noivado, tanto que estão sempre de olho nas novidades que o mercado oferece — o que, em se tratando de opções de anel de noivado, são muitas.

Aliança de casamento: o que ela siginifica para o casal?

O significado do termo aliança, por si só, já diz muito sobre o que essa joia simboliza para o casamento: pacto, união, ligação. Essas três palavras realmente tem tudo a ver com casamento. Por isso, nada melhor que selar essa união com um símbolo que represente exatamente essa ligação do casal.

A tradição tem sido usar um par de alianças no dedo anelar da mão esquerda, moda que na verdade é bem antiga. Os gregos acreditam que nesse dedo passava uma veia que se conectava diretamente ao coração, a famosa veia amoris. Passe ou não a tal veia na mão esquerda, o fato é que esse se tornou um hábito entre os casais, que vêm trocando pares de alianças durante as cerimônias de casamento há gerações e gerações.

E tem mais: essa é uma tradição adotada pela maioria dos casais, seja no casamento civil ou na cerimônia religiosa, independentemente do credo. Na maioria das religiões, os casais realizam sim a tão celebrada troca de alianças. Assim acontece no catolicismo, no budismo, no judaísmo e no candomblé. Já deu para perceber que o anel de casamento é mesmo uma unanimidade entre os apaixonados, não é mesmo? Não deixe de conferir as nossas opções!

E você, o que vai escolher: aliança ou anel de noivado?

Bem, agora você já sabe direitinho o que o anel de noivado e a aliança de casamento representam em cada uma das fases do relacionamento. Chegou a hora, então, de vocês escolherem o que é melhor para o casal. Se perceberam que a relação é mesmo séria e que há um forte desejo de ambos de que ela seja duradoura, é bem provável o noivo inclusive já esteja por aí às voltas pensando em como vai fazer o pedido.

E se a noiva é daquelas que não pretende dispensar um belo anel de noivado enfeitando seu anelar, nada como dar uma dica ao noivo, sugerindo, por exemplo, que uma joia parecida com a que o príncipe William deu à Kate Middleton, que contava com uma safira cravejada de diamantes, ficaria maravilhosa em sua mãozinha delicada!

Mas se o casal é moderno, objetivo e planeja tudo com antecedência, é provável que o pedido seja feito em uma ocasião específica, provavelmente em um jantar, reunindo familiares e alguns amigos mais próximos. Esse tipo de casal costuma optar por noivar com um par de alianças usado na mão direita durante o tempo de noivado. Assim, quando chegar a hora do sim definitivo, o par de alianças usado durante a fase de noivado apenas migra para as mãos esquerdas dos, então, marido e mulher.

Seja qual for a escolha do casal, é importante pesquisar bastante, já que hoje em dia há tantas possibilidades que as dúvidas acabam também se multiplicando. Por isso, seja prático e use as ferramentas que tiver à mão para tornar todo o processo mais simples e prazeroso.

Busque na internet o modelo que mais combina com o casal. Além de servirem como uma ótima fonte de consulta, os e-commerces ainda oferecem a praticidade de poder consultar diversos tipos de modelos a hora que quiser, comparando um e outro com calma, analisando as possibilidades e pensando sobre o assunto até que se tenha a mais absoluta certeza da decisão. Fazer a compra pela internet garante conforto, preços acessíveis e, o melhor, descontos incríveis!

E aí, conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o que representam as alianças de casamento e os anéis de noivado em cada etapa da união do casal? Decidiu de vez sobre o impasse de que joia comprar para cada situação? Compartilhe conosco a sua decisão e ajude outros casais a se decidirem também! Deixe seu comentário em nosso post e até a próxima!

 

2017-06-08T19:07:13+00:00

2 Comentários

  1. Muito interessante.

  2. Interessante.

Deixar Um Comentário