Casamento em 12 meses: como planejar um casamento mês a mês

Início/Dicas de Casamento: Festas, Decoração e mais | Blog Allianze/Casamento em 12 meses: como planejar um casamento mês a mês

Casamento em 12 meses: como planejar um casamento mês a mês

planejamento casamento 300x200 - Casamento em 12 meses: como planejar um casamento mês a mês

Ao se imaginarem planejando o casamento dos sonhos, muitas noivas logo pensam na escolha do vestido perfeito, na busca pelo local ideal, na degustação do buffet, na seleção das fotos e na compra das alianças como ocasiões absolutamente felizes. Mas a verdade é que, como planejar um casamento pode se tornar uma tarefa extremamente estressante, já que mesmo as noivinhas menos detalhistas e exigentes querem que tudo saia mais que perfeito — e, convenhamos, são muitos os detalhes a serem conferidos —, é preciso começar com antecedência, fazendo tudo aos poucos e, principalmente, distribuindo as despesas ao longo dos meses que antecedem o grande dia.

E foi pensando em você, que acabou de decidir eternizar sua relação e por isso ainda tem um bom tempo para a data do casório, que resolvemos separar dicas valiosas para guiá-la ao longo do ano que antecede esse tão esperado evento. Curiosa para fazer sua checklist? Então confira nossas dicas e planeje seu dia especial mês a mês:

Preparativos para casamento: 12 meses antes do casamento

Antes de qualquer coisa, vale adiantar que se você tem um ano de antecedência para planejar e organizar seu casamento, significa que você está muito melhor do que muitas noivinhas estressadas de plantão, ok? Por isso, nada de pânico! 12 meses antes do casamento é hora de focar no planejamento e deixar tudo prontinho para a gradual tomada de decisões. Vamos ao calendário ideal da noiva organizada:

Defina como exatamente será o casamento

Para começar a planejar seu casamento dos sonhos, você precisa, o quanto antes, conversar com o noivo, apresentando suas expectativas e também, calro, ouvindo as dele. Esse diálogo será fundamental para que vocês comecem com o pé direito e, mais importante, na direção certa. Aqui vão algumas perguntas que vocês devem responder juntos, chegando a um consenso do que é o casamento perfeito para ambos:

  • Qual o orçamento disponível para o casamento?
  • Os pais ajudarão no quesito financeiro? Se sim, com quanto?
  • Qual será o formato: cerimônia com festa, só cerimônia ou só festa?
  • Quando vocês querem que o casamento aconteça?
  • Quantas pessoas serão convidadas, em média?
  • O que é prioridade absoluta para os 2 em relação ao grande dia?

Ao responderem a essas perguntas, tenham em mente que por mais que data e horário devam ser definidos, é claro que podem sofrer alterações de acordo com a disponibilidade de serviços de buffet, local, fotógrafo e assim por diante. Além disso, essa é a hora de fazer a primeira versão da lista de convidados, incluindo amigos e familiares de ambos os lados. A grande dica é fazerem isso juntos e sempre tendo em mente o orçamento estipulado.

Ah, e se optarem por fazer uma bela festa de casamento, precisarão se atentar a alguns detalhes importantes, que podem ser conferidos no nosso artigo: o que você precisa saber para organizar sua festa de casamento.

Oficialize o casamento perante a família

Que tal fazer um almoço ou jantar em casa ou mesmo marcar um encontro em algum bom restaurante para reunir as duas famílias? Essa será uma grande oportunidade para formalizar o casamento e deixar claro como será o percurso dali em diante. Aproveite esse momento para deixar claro — se for do interesse de vocês, obviamente — que aceitam ajuda financeira e apoio na organização do casamento, pois, dessa forma, ninguém se sentirá constrangido em oferecer ajuda, não é mesmo?

Contrate um assessor ou cerimonialista

Se optar por contar com a ajuda de um assessor para orientar durante o planejamento do casamento ideal, isso deve ser feito logo no primeiro mês! Dessa forma, você já poderá tirar todas as suas dúvidas com esse profissional, que deve ser experiente, ter know-how e conhecer muitos fornecedores ligados ao universos dos casórios para apresentar. O primeiro papo de vocês servirá para que ele conheça os noivos, entenda os gostos de vocês e faça uma espécie de briefing do que vocês desejam e precisam. Contar com essa ajuda na organização pode fazer toda a diferença principalmente no que se refere ao enfrentamento de imprevistos e possíveis dificuldades.

Preparativos para casamento: 11 meses antes do casamento

Por incrível que pareça, o segundo mês do calendário da noiva organizada é um pouco mais tranquilo do que o primeiro. Por isso, aproveite para resolver outras pendências, como as que listamos abaixo:

Reúna referências para se inspirar

As redes sociais são excelentes meios para reunir referências e inspirações para seu casamento dos sonhos. Por isso, comece a seguir perfis inspiradores no Instagram, no Pinterest e no Facebook. Blogs especializados também são uma ótima fonte inspiradora! Acompanhe tudo e vá guardando o que mais agradar, seja favoritando as páginas no seu navegador, criando uma pastinha no computador ou no seu e-mail, o importante é não perder nada que encante seus pensamentos para ter que ficar procurando depois. Por isso, guarde tudo! Isso será de grande ajuda na hora de definir os detalhes.

Reserve a data do casamento

Principalmente se vocês tiverem escolhido uma igreja ou algum outro lugar muito concorrido, por mais que 11 meses pareça uma eternidade antes do casamento, fazer essa reserva com antecedência é a garantia de não precisar mudar os planos no meio do caminho por simples indisponibilidade de data. Além disso, como o espaço para o evento e o buffet são gastos mais altos, pagá-los até o dia do casamento pode amenizar as despesas, já que as prestações caberão melhor no orçamento do casal. E não custa nada lembrar que a mesma regra aplicada à igreja, ao buffet e ao local vale para a agenda dos fotógrafos, viu? Por isso, escolha com antecedência e reserve logo seu dia!

Preparativos para casamento: 10 meses antes do casamento

E se você achou que o tempo passaria devagar, quando assustar verá que só faltam 10 meses para o grande dia e muita coisa ainda precisa ser feita. Então veja o que priorizar nesse momento:

Defina os padrinhos do casal

Os padrinhos devem ser os primeiros a saber a data do seu casamento, obviamente depois da família, para poderem se preparar nos mais diversos sentidos, seja em relação à roupa para o grande dia ou ao presente oferecido ao casal. Além disso, alguns padrinhos podem se interessar por fazer mais do que apenas entrar na igreja ou posar para fotos com o casal, participando mais ativamente e ajudando os noivos. Por isso, o 10º mês é a hora certa de definir e convidar quem deseja para ser padrinho.

Preparativos para casamento: 9 meses antes do casamento

Agora os preparativos começam a tomar forma de casamento mesmo, já que chegou a tão esperada hora da escolha dos detalhes decorativos! Para que o visual do seu casamento seja impecável, você precisa pensar na decoração com bastante antecedência. E dentro do nosso cronograma, o 9º mês é uma ótima opção. Veja o que deve considerar:

Defina a decoração em geral

  • Volte às referências, separando o que você mais gosta;
  • Considere o estilo dos noivos e do evento em si;
  • Escolha um decorador de confiança e, por mais que você dê seus palpites, confie que ele fará um excelente trabalho;
  • Aposte na psicologia das cores para definir os tons que servirão de base para a decoração do casamento;
  • Pesquise sobre as flores da estação em que o seu casamento acontecerá, afinal, não adiantará se apaixonar pelos ipês se você vai se casar em abril, não concorda?

Adiante detalhes artesanais

Se vocês optarem por confeccionar alguns itens artesanais, essa é a hora de começar a produção, para não deixar nada para a última hora. Para garantir o sucesso dessa empreitada, que tal envolver a família, os amigos e até os padrinhos? Essa é uma ótima forma de manter as pessoas unidas com o propósito de fazer do seu casamento uma ocasião ainda mais especial.

E se você ainda tem dúvidas sobre os detalhes do visual do seu grande dia, confira essas 8 dias para ajudá-lo a escolher a decoração do casamento e deixar tudo impecável!

Preparativos para casamento: 8 meses antes do casamento

E o dia só se aproxima! É a hora de se ter uma noção de como será o grande dia, pesquisando sobre vestidos, e de imaginar como será bom o descanso da correria no período de lua de mel, já casada e muito feliz! Confira os preparativos do 8º mês:

Comece a procura pelo vestido de noiva

Organize suas referências de visual da noiva e parta para a visita de ateliês e lojas de venda e aluguel, procurando também conversar com noivas que já passaram por esse momento para reunir o máximo de dicas possível. Lembre-se de que a escolha do vestido é muito importante para que você se sinta confiante e linda no seu grande dia! Assim, seja cuidadosa e não tenha pressa em encontrar o modelo ideal!

Aqui vão 3 dicas valiosas para escolher:

  • Respeite o seu estilo, pois você não quer parecer outra pessoa no casamento;
  • Busque a opção certa para valorizar seu corpo, mas sem pesar para o lado vulgar;
  • Visite vários lugares diferentes e experimente muitas opções antes de se decidir.

Para compor um visual ainda mais elegante no seu grande dia, confira nossas dicas para escolher as joias para o dia do casamento e ficar ainda mais deslumbrante!

Pesquise destinos possíveis para a lua de mel

O 8º mês também deve ser reservado para uma decisão importantíssima para o começo da vida a dois do casal: a lua de mel. Tenha em mente que será importantíssimo escolher o destino perfeito, pois será o primeiro descanso que vocês terão, efetivamente casados, depois de toda a turbulência que antecede o grande dia. Por isso, capriche! Aqui vão algumas dicas para não errar na escolha:

Considere o clima

Frio ou calor? O que vocês preferem e como estará o clima no destino escolhido na época do ano em que se casarão? Isso é importante e deve ser considerado já no momento da pesquisa dos destinos possíveis!

Limite o orçamento

Já que vocês provavelmente terão investido bastante no casamento, é preciso respeitar um orçamento limite para não começarem a vida a dois cheios de dívidas. Por isso, estabeleça um valor limite para a lua de mel e tome isso como ponto de partida na busca de destinos. Sabia que diversos sites de viagem têm filtros específicos que só mostram resultados possíveis a partir de um determinado valor? Já é uma ajuda e tanto para não cair em tentação!

Considere o perfil do casal

Vocês são um casal mais caseiro, baladeiro ou aventureiro? Pensar nesse perfil é importante na hora de definir o destino, pois é preciso que ambos curtam bastante, obviamente dentro dos programas que serão perfeitos para vocês. Por isso, pense fora da caixa na hora de escolher, mas não vá decidir por esquiar na neve se o perfil de vocês é mesmo o de um casal que curte sombra e água fresca à beira da praia, combinado?

Preparativos para casamento: 7 meses antes do casamento

O 7º mês de organização do seu casamento é o momento certo para contratar serviços adicionais e alguns que podem não ter sido incluídos ainda, como:

Foto e filmagem

Alguns profissionais de foto e filmagem, quando são muito concorridos, considerados verdadeiras celebridades do ramo, precisam ser contratados antes dos 7 meses. Porém, esse prazo costuma ser bastante adequado para conseguir um bom profissional, ainda com agenda livre ainda para seu grande dia. Considere o portfólio do profissional — nesse caso, novamente, as redes sociais são uma excelente fonte de pesquisa — e se lembre também que, caso opte por um save the date com fotografia, deve agendar nesse momento a data das fotos, além de contar com isso no orçamento.

Banda ou DJ

Está na hora de definir, procurando conhecer os profissionais e contratar o melhor para ajustar o clima no seu grande dia. Lembre-se de solicitar uma proposta de valor de acordo com o formato do seu casamento, seja cerimônia e festa, apenas festa ou qualquer outro formato que vocês tenham definido. Isso interferirá no tempo que o profissional ficará disponível e, portanto, no orçamento.

Bolo e docinhos

Caso o buffet contratado não inclua os doces e o bolo, está na hora de buscar as melhores opções e fechar esse serviço para seu casamento. Não se esqueça de conversar com o responsável pelo buffet e pelo representando do espaço quando fechar esse fornecedor, apresentando-o aos demais, para garantir que tudo seja sincronizado no dia do casamento.

Preparativos para casamento: 6 meses antes do casamento

Você chegou à metade do ano que antecede o casamento! Essa é a hora de definir como serão os convites para o grande dia e elaborar sua lista de presentes. Só coisa boa! Fique de olho para não deixar nada para trás:

Pense nos convites

Considerando que o convite é a primeira impressão que os convidados terão a respeito do casamento, essa é uma decisão bem importante. Assim, confira algumas dicas:

  • Siga a linha do restante do casamento para ter coerência com o convite;
  • Capriche no envelope para causar um bom primeiro impacto;
  • Evite gastar demais, já que poucas serão as pessoas que realmente guardarão essa lembrança;
  • Invista em um bom calígrafo para abrilhantar o visual do seu convite — se couber no orçamento do casal, claro;
  • Encomende convites a mais, para o caso de possíveis imprevistos e convidados de última hora;
  • Entregue para pais e padrinhos antes de qualquer outro convidado;
  • Informe o site ou a loja física que terá a lista de presentes já no convite, em letras menores, mas visíveis.

RSVP

A sigla RSVP corresponde ao termo francês Répondez S’il Vous Plaît, que significa responda por favor e exige que você disponibilize um telefone ou mesmo um e-mail para que os convidados façam essa confirmação de presença formalmente. Essa opção não só é válida como é recomendada, pois cada convidado não confirmado implica em uma despesa a mais que você não precisava ter com o casamento. Por isso, pedir a confirmação não é, ao contrário do que muitos podem pensar, nada deselegante. Muito pelo contrário, é uma dica valiosa. Se você optar por um assessor, ele poderá entrar em contato com cada convidado, fazendo essa confirmação de forma delicada e extremamente profissional.

Liste os presentes

A lista de presentes é um item muito importante e, por isso, precisa ser definida com atenção pelos noivos. Nesse momento, é delicado considerar o perfil financeiro dos convidados, não os constrangendo ao pedir apenas coisas caras demais, por exemplo. Por isso, inclua itens variados para que todos possam contribuir com o futuro de vocês. Além disso, pense no que vocês realmente vão precisar, pois, ao contrário do que acontecia na época das nossas avós, os itens de casa não precisam ser padronizados! Objetos desnecessários devem ser excluídos da lista de presentes, garantindo que tudo o que ganharem seja realmente aproveitado.

Alternativas à tradição

Existem diversas opções de lojas virtuais que disponibilizam listas de casamento e, à medida que os itens são comprados, automaticamente são eliminados dos pedidos, evitando a nada desejável duplicidade de presentes. Outra opção são os sites que convertem os valores dos presentes em dinheiro ou mesmo cotas para a lua de mel! Essas alternativas são ideais para casais que já têm muitas coisas de casa ou mesmo para os que preferem escolher tudo por si mesmos. Fica completamente a critério do casal o que será mais adequado à realidade e à necessidade do momento. Ah, e por mais que aposte em listas virtuais, lembre-se de fazer algumas listas também nas lojas físicas, para parentes e amigos que não costumam comprar on-line.

Preparativos para casamento: 5 meses antes do casamento

Alianças e entrega de convites no 5º mês? O dia está mesmo chegando… Então respire fundo e veja o que deve fazer:

Escolha das alianças

Alguns casais optam por usar a aliança do casamento durante o período de noivado, enquanto outros escolhem comprar as alianças do casamento pouco antes do grande dia. Se esse é o caso de vocês, aqui vão algumas dicas para ajudar na decisão:

  • Considere o estilo do casal, pois os dois precisam gostar desse item que usarão, se tudo sair como o desejado, por toda a vida;
  • Separe, desde o começo, um orçamento razoável para as alianças, já que, ao contrário de muitas coisas que passarão depois do casamento, as alianças permanecerão, devendo por isso ser consideradas itens prioritários;
  • Meça os tamanhos para não errar;
  • Exatamente por serem tão importantes, você precisa ser cuidadosa ao escolher as alianças do casal, considerando, por exemplo, o know-how da loja, a experiência de outros compradores, a segurança e a agilidade no atendimento, o custo-benefício, a variedade de peças e as políticas claras de devolução e troca.

Confira agora 8 erros comuns na escolha das alianças de casamento para evitá-los e fazer a escolha certa.

Entrega dos convites

Faltando 5 meses para o casamento, está na hora de fazer a entrega dos convites. Se vocês têm parentes e amigos em outras cidades, fazer a cortesia de entregar os convites em mãos será bem visto e acaba aumentando as chances de comparecimento. Claro que, se por algum motivo, isso não for possível, você deve enviá-los pelos Correios mesmo, tendo a delicadeza de entrar em contato por telefone depois, confirmando o recebimento e reforçando o desejo de que cada convidado compareça.

No caso dos convidados da própria cidade dos noivos, o ideal é traçar rotas bem organizadas, de bairros próximos a mais distantes, para entregar uma determinada quantia por dia ou por fim de semana, por exemplo. Não é preciso demorar nas visitas para fazer essa entrega, mas aproveite para conversar um pouco sobre o seu casamento com quem você quer que faça parte desse dia tão especial!

Preparativos para casamento: 4 meses antes do casamento

Foco nos cuidados com o corpo e nos trajes do noivo, dos pajens e das daminhas a apenas 4 meses do casamento! E o frio na barriga começa a se intensificar.

Intensifique os cuidados com o corpo

É importante ter uma dieta balanceada, praticar atividades físicas, cuidando da mente e do corpo desde o momento em que você se tornar uma noiva. Porém, do 4º mês em diante, você precisará intensificar esses cuidados, garantindo que esteja não apenas linda, mas tranquila e muito feliz no grande dia. Aproveite para voltar ao nutricionista e conferir como anda a balança, converse com seu personal trainer ou quem for o responsável por sua rotina de atividades físicas, apresentando suas metas antes do casamento. E sempre separe um tempo para fazer algo que lhe dê prazer, seja ler um bom livro ou passear com seu cãozinho. O importante é cuidar de você integralmente.

Agilize as roupas do noivo, dos pagens e das daminhas

Falta pouco para chegarmos aos 3 meses que antecedem o casamento, por isso, está na hora de definir as roupas do noivo, dos pagens e das daminhas de honra. Vale dizer que, nessa hora, você precisará tirar seu time de campo um pouco, resistindo à tentação de controlar o look do dia do próprio noivo no casamento. Mas isso não impede que você converse com ele, é claro, explicando como está a decoração, um pouco sobre seu vestido, o que combina e quais são suas expectativas — e restrições! — em relação à roupa dele. Você pode, se seu casamento for durante o dia, restringir o terno preto, por exemplo, desde que o faça com bastante delicadeza, afinal, o casamento será o grande dia dele também!

Converse também com os pais dos pagens e das daminhas, explicando o que você espera dos looks dos pequenos e, se quiser, até os apresentando aos profissionais que gostaria de indicar para que façam as roupinhas das crianças. Combine também de ir junto com eles às provas, para ver se está tudo dentro do seu gosto e do combinado.

Preparativos para casamento: 3 meses antes do casamento

Casamento civil e chá: os eventos já começam! E o que você deve fazer é:

Organize o casamento civil

Faltando apenas 3 meses para o casamento, você precisa ter em mãos toda a papelada necessária e estar por dentro da burocracia envolvida no casamento civil. Para isso, entre em contato com o cartório mais próximo, entendendo o que é preciso para ser, oficialmente, casada! E aqui vai uma dica especial para a noiva: o que acha de passar essa tarefa para o noivo? Afinal de contas, principalmente nessa fase final, você precisará descansar e cuidar de outros detalhes.

Pense no seu chá

Converse com suas amigas e defina quem será responsável por organizar seu chá, atribuindo responsabilidades e apresentando suas expectativas. Hoje em dia existem vários formatos, sendo que os principais são:

Chá de panela

Esse é o formato tradicional, feito em algum salão de festas, sítio ou mesmo na casa de um amigo. O chá de panela implica em presentes previamente definidos pelos organizadores, que são levados pelos convidados a essa pequena comemoração. Geralmente conta com brincadeiras e prendas divertidas para os noivos e amigos.

Chá bar

Esse tipo de chá geralmente é feito em um bar ou um restaurante, envolvendo noivo, noiva e amigos de ambos. A vantagem desse modelo é que cada um paga a sua conta, sem gerar despesas extras para os noivos, que ainda assim ganharão bons presentes para a casa.

Chá de cofrinho

Essa modalidade, uma versão mais moderna do chá de panela, vem ganhando cada vez mais força. Nesse caso, ao contrário dos presentes, os convidados são informados de que terá um cofrinho para que doações em forma de dinheiro sejam feitas. Alguns especialistas não acham esse formato elegante, mas como é pura questão de gosto, fica a critério dos noivos.

Chá de lingerie

O chá de lingerie é uma versão adulta do clube da luluzinha e uma versão feminina da despedida de solteiro, pois reúne todas as amigas da noiva para um pequeno evento bem íntimo, com os presentes se restringindo ao universo feminino das lingeries e dos artigos eróticos. É uma excelente alternativa para as noivas mais extrovertidas, mas normalmente exclui o noivo e os amigos homens.

Preparativos para casamento: 2 meses antes do casamento

Últimos suspiros: marcação do dia da noiva! Quer saber no que precisa prestar atenção?

Marque o dia da noiva

dia da noiva, independentemente do tipo que você escolher, deve ser marcado com pelo menos 2 meses de antecedência, para que você não tenha dor de cabeça quando o grande dia se aproximar. Por isso, entre em contato com o salão, o spa, a clínica de estética ou mesmo o hotel em que você o fará para agendar. O importante é apresentar suas expectativas aos profissionais envolvidos, deixando claro o que você precisa e quer ao contratar esse serviço. Só não vale se esquecer do orçamento!

Preparativos para casamento: 1 meses antes do casamento

Agora sim! E o que são 30 dias em relação a uma vida inteira de felicidade que se aproxima? Tempo de dar os últimos retoques, como:

Faça a prova final do vestido

O mês que antecede o grande dia é, ao mesmo tempo, mágico e um bem estressante. Por isso, não deixe muitas tarefas acumuladas para esse período. No começo desse último mês, faça a última prova do vestido, ajustando-o caso seu corpo tenha passado por alguma mudança, para garantir que estará perfeito no dia do casamento.

Use o sapato do casamento

Acredite: por mais que isso pareça um detalhe irrelevante, será muito importante para que você fique mais confortável no grande dia. Então use o sapato que pretende calçar na cerimônia para deixá-lo mais macio, tomando a forma do seu pé. Assim você não precisará ficar descalça no meio da festa!

Dê uma última conferida em tudo

Tudo certo com as reservas de hotel e com a compra das passagens? Decoração, buffet, assessoria: tudo em ordem? Não custa nada dar uma última checada quando faltarem apenas 10 dias para o casamento, por exemplo. Por isso, confira tudo! Melhor prevenir que remediar, não concorda?

Providencie a arrumação das malas

Lembre-se de que, mesmo que antes tenha a lua de mel, depois do casamento você se mudará para uma casa nova, por isso, deixe suas coisas organizadas e prontas para a mudança. Além disso, faça as malas para a lua de mel e para a noite de núpcias, lembrando-se dos itens de higiene pessoal, assim como da roupa do dia seguinte, que deve ser confortável e apropriada para o horário que deixarão o local.

Preparativos para casamento: chegou o grande dia

No dia do seu casamento, a dica é apenas uma: aproveite! Você estará linda e terá passado um ano inteiro planejando para que tudo saia exatamente como planejou. Tenha em mente que, se algum imprevisto acontecer, não terá muito o que fazer. Por isso, apenas viva o momento. Olhe nos olhos do seu noivo, sorria e aproveite cada minuto do seu grande dia!

Agora que você tem tudo organizado e sabe o que precisa ser feito mês a mês, mãos à obra! Está na hora de planejar o casamento dos seus sonhos, lembrando-se sempre de que, com antecedência, organização e foco, tudo ficará mais fácil. E continue acompanhando o blog da Allianze para mais dicas!

 

2017-06-08T14:16:03+00:00

5 Comentários

  1. […] de imaginar. Por isso, a menos que você seja uma pessoa extremamente organizada, saiba exatamente como planejar um casamento ou tenha comprado tudo com muita antecedência, é recomendável que faça, sim, um bom chá de […]

  2. […] ou ficar estressado demais. Para tanto, delegue responsabilidades e se tranquilize, já que você planejou tudo direitinho. E caso aconteçam imprevistos, curta mesmo assim! E não esqueça de partir do casório […]

  3. […] no seu planejamento o tempo que cada uma dessas tarefas deve demandar. Você pode fazer um planejamento mês a mês, para facilitar o acompanhamento do andamento das atividades, por exemplo. Essa organização será […]

  4. […] tem tudo para ser muito divertida e animada. É o momento perfeito para curtir com as amigas e se preparar para o casório que está chegando. Mas o que é que não pode faltar de jeito nenhum para uma festa ser realmente […]

  5. […] são as principais comemorações pré-casamento e como elas funcionam. Isso tudo para ajudá-lo a planejar um casamento ideal. Pronto para fazer de cada uma dessas festividades um evento absolutamente inesquecível? Então […]

Deixar Um Comentário