cerimônia de casamento budista

Cerimônia de Casamento Budista — Tudo o Que Você Precisa Saber!

Há quem considere o Budismo como uma religião. Para outros, é uma filosofia que ensina a aproveitar a vida em plena consciência de seus atos. Porém, seja lá qual for a religião, a cerimônia de casamento budista está livre para a celebração.

Para as pessoas adeptas  à essa crença, os casamentos são algo para celebrar e se divertir. Se você tem interesse em fazer uma celebração  budista, veja o passo a passo que preparamos!

Sobre a cerimônia de casamento budista 

O casal budista pode escolher casar-se apenas no civil, mas também pode procurar um templo religioso para a realização do evento. A ideia é ter uma união legal, mas os budistas acreditam na filosofia de que “casado é quem bem vive”, sem fundamentos fortes e formais para ditar as regras ou a apresentação social do casal.

O formato da cerimônia 

O formato da cerimônia depende apenas da escolha do casal e dos costumes do país. Não há restrições do que pode ou não entrar em um casamento budista. Pode ser apenas com confraternização simples, com algo tradicional ou apenas um jantar comemorativo. Os noivos não ofenderão a sua religião por fazer uma festa de grande porte ou apenas um jantar.

Mas, há alguns costumes que podem ser seguidos. Os casais podem pedir a benção de um monge budista e realizar uma grande festa depois. Ou podem apenas ler seus votos e seguir os moldes ocidentais de uma cerimônia simples com toques tradicionais de outras religiões.

Para quem for seguir os moldes tradicionais, os noivos devem entrar no templo carregando 21 esferas representando Buda, o casal e suas famílias. Os votos são lidos livremente ou segundo a Sigalovsa Sutta.

As roupas de um casamento budista

Os casais modernos costumam usar roupas tradicionais de casamento, como um vestido para as noivas em cor branca ou não, e terno para os noivos. Poucos são os que usam as vestes tradicionais, que também podem ser usadas em um casamento temático budista, por exemplo.

Os convidados podem vestir roupas sociais ou vestes, fica a critério do tipo de cerimônia e dos noivos mesmo. Se a cerimônia for acontecer em um templo, contudo, todos devem se lembrar que, segundo a tradição devem retirar os sapatos antes de entrar na sala do santuário, onde a bênção será realizada.

A lua de mel budista

O casal pode sim viajar, mas pode também partir para os moldes mais tradicionais e curtir o pós-casamento em casa. No budismo tradicional do oriente, é costume pedir a um ancião do tempo para preparar o leito do casal.

 

Ficou inspirado com a cerimônia budista? Aqui no blog da Allianze você encontra as melhores dicas para fazer um casamento incrível!

Post criado 197

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.