Comemorações pré-casamento: como e quais fazer?

Início/Dicas de Casamento: Festas, Decoração e mais | Blog Allianze/Comemorações pré-casamento: como e quais fazer?

Comemorações pré-casamento: como e quais fazer?

comemoracoes-pre-casamento--como-e-quais-fazer-7622

Você por acaso já parou um minutinho para pensar que o casamento não se resume a uma simples cerimônia? Ele representa, na verdade, uma fase singular na vida do casal, que deixa as etapas de namoro e noivado para trás ao decidir iniciar uma trajetória em comum. Essa é mesmo uma mudança e tanto, não concorda? Só que até a chegada do tão esperado dia, há muitos preparativos e festejos, inclusive as comemorações pré-casamento.

Isso mesmo! Os eventos pré-casamento são momentos em que os noivos, juntos ou separadamente, reúnem-se com amigos e familiares para festejar a união que está prestes a acontecer. Nessas ocasiões, os noivos aproveitam para se despedir de suas vidas de solteiros e, é claro, ganhar presentes para montar um imóvel ideal para os pombinhos recém-casados. Não parece bastante providencial?

E essa tendência tem feito o maior sucesso, tanto que, hoje em dia, há uma série de eventos desse tipo, celebrados de acordo com o estilo do casal e o orçamento disponível. Tem alguma ideia das celebrações pré-casamento atualmente existentes? Sabe direitinho como funciona cada tipo de festa? Não? Pois está na hora de dar um basta nessa situação!

Se as dúvidas sobre esse monte de celebrações andam tirando seu sono, não deixe de conferir o nosso post de hoje! Nele vamos explicar, tim-tim por tim-tim, quais são as principais comemorações pré-casamento e como elas funcionam. Isso tudo para ajudá-lo a planejar um casamento ideal. Pronto para fazer de cada uma dessas festividades um evento absolutamente inesquecível? Então vamos lá:

Chá de panela

Você certamente já ouviu falar sobre o famoso chá de panela, velho conhecido dos noivos, certo? Tradicionalíssimo, esse evento é sinônimo de momentos divertidos e de descontração. Pena que o noivo não tem vez no chá de panela! Nessa ocasião, a noiva celebra com suas amigas a chegada do casório, aproveitando para receber de presente itens e utensílios de cozinha para equipar a casa nova.

Como surgiu essa tradição?

Por mais que não exista uma fonte que aponte, precisamente, onde surgiu o chá de panela, as principais versões da história indicam que essa tradição se originou há alguns séculos, em um tempo em que as mulheres ainda precisavam de dotes para se casar. Nessa época, as noivas com menos condições financeiras ficavam a ver navios.

Mas tudo mudou quando uma boa alma teve a brilhante ideia de reunir as amigas da noiva em uma festinha, para que a presenteassem com alguns utensílios de cozinha. Assim, as noivas mais desprovidas de recursos financeiros passaram a ter ao menos esse dote para oferecer, garantindo um casamento.

O tempo foi passando e a tradição do dote (felizmente) acabou sendo deixada de lado. Mas eis que a tradição do chá de panelas não! Dessa forma, até hoje, essa é uma comemoração quase obrigatória para as noivas de plantão. Das noivas conservadoras até as mais modernas e descoladas, a maioria não abre mão de fazer o chá de panelas e, assim, dar o passo inicial para ter uma cozinha bem equipada.

Quem são os convidados?

Já que os homens não costumam ser chamados, a lista de convidados de um chá de panelas é bem cor-de-rosa, transformando tudo em uma grande farra for girls only. Assim, todas as amigas da noiva costumam ser convidadas, desde aquelas que mantêm contato diário até as amigas mais antigas, de infância ou do tempo de colégio. Primas, tias, cunhadas e sobrinhas também são bem-vindas, sem contar que a mãe e a sogra estão sempre presentes, é claro.

E sobre os convites?

Como boa parte das noivas resolve fazer apenas o bom e velho chá de panela, os convites ganham uma atenção a mais. Nesse quesito, enquanto algumas enviam convites simples, daqueles pré-fabricados ou até mesmo convites on-line (opção super prática e econômica), as noivas mais caprichosas e dispostas a gastar um pouquinho mais capricham escolhem convites lindos e criativos, algumas chegando até a combinar o convite com a decoração do casamento ou com as cores da cerimônia.

Quais são os presentes mais comuns?

Na prática, a lista de presentes de um chá de panela não costuma sair da cozinha, com a grande maioria dos itens consistindo em utensílios voltados para a culinária. E aí a noiva está livre para pedir desde miudezas (como abridor de garrafas, pegador de macarrão e panos de prato) até itens mais elaborados (como liquidificador e batedeira).

Como a festa acontece?

A festa costuma acontecer durante o final de semana, seja no sábado ou no domingo, mas não há uma regra específica. Nesse caso, quem geralmente organiza o chá é a própria noiva, mas também existe a possibilidade de as amigas e os familiares mais próximos ajudarem na organização do evento.

Uma tradição bastante comum nesse tipo de comemoração é vendar a noiva para fazer com que ela descubra, usando apenas o tato, cada um dos presentes que ganhou. É claro que a noiva erra a maioria dos presentes, afinal, todos vêm embalados em caixas mais ou menos do mesmo tamanho. E o que acontece quando a noiva erra? Ela paga uma prenda! E aí está a graça da festa.

Em alguns casos, as amigas vão enfeitando a noiva, fazendo-a vestir peças de roupa nada fashion e desarrumando seu cabelo, fazendo tudo para que, ao final, ela esteja uma verdadeira baranga. Alguma dúvida de que as fotos ficarão o máximo? Em outros casos, a prenda pode ser fazer a noiva virar um gole de bebida a cada erro ou pagar micos incríveis. Assim, não só os presentes são garantidos como as gargalhadas também!

Como deixar o chá de panela incrível?

Antes de mais nada, escolha um lugar aconchegante e confortável. Se o orçamento estiver mais folgado, você pode fazer seu chá em algum restaurante ou barzinho, desde que o espaço fique disponível apenas para a festa. Essa exclusividade vai garantir conforto e descontração. Mas se a grana estiver curta, o que acha do salão de festas do prédio da sua mãe ou até da sogrona? O segredo está em acomodar todo mundo adequadamente. O resto é festa!

O ideal é que o cardápio seja leve, afinal, o casamento está chegando e o vestido precisa caber! Assim, dê preferência a opções menos gordurosas, como crepes, salgados de forno, canapés, pãezinhos, sucos e até uma pequena mesa de frios. Não pode faltar uma boa rodada de doces, mas nada que uma torta e alguns docinhos já não resolvam.

Em geral, é a noiva quem banca esse evento, mas se o orçamento estiver muito apertado, suas convidadas podem ajudar, trazendo cada uma um prato de que goste, seja doce ou salgado. Nesse caso, as despesas da noiva ficam apenas com a decoração e as bebidas. Já é um alívio, não é verdade? No mais, é relaxar, entrar no clima pré-casamento e curtir com as amigas!

Chá de lingerie

Como o próprio nome já indica, o chá de lingerie é uma comemoração em que a noiva ganha lingeries e roupas de dormir das convidadas, tudo para montar um guarda-roupa de peças íntimas novinho em folha. Afinal de contas, depois do casamento, a noiva não vai querer (e nem deve!) continuar usando aqueles sutiãs velhos e calcinhas desbotadas!

De onde vem essa moda?

Essa é mais uma das recentes tendências do universo do casamento. Cansadas dos tradicionais chás de panela, com foco basicamente nos presentes para a cozinha, as noivas mais modernas e arrojadas vêm seguindo a moda do chá de lingerie. Assim elas conseguem aumentar o calendário de comemorações e festejos pré-núpcias e, de quebra, ainda ganham presentes para montar uma gaveta de lingeries invejável!

Como são as listas de convidados e de presentes?

Como nesse caso os presentes envolvem, essencialmente, lingerie, essa é uma festa única e exclusivamente para o público feminino. Além da mãe e da sogra, as amigas, tias, primas e cunhadas também fazem parte da lista. No geral, as convidadas acabam sendo as mesmas pessoas que seriam convidadas para o chá de panelas, com o noivo ainda passando longe.

Os presentes ficam restritos a peças que deixarão a gaveta de roupas íntimas da noivinha recheada de itens maravilhosos, o que inclui calcinhas, sutiãs, camisolas e pijamas. Por isso, qualquer item que faça com que a noiva durma linda, confortável e, é claro, bem sexy nas noites especialíssimas que hão de vir (inclusive durante a lua-de-mel) são mais que bem-vindos!

Outra dica super útil é ter bastante atenção na hora de montar sua lista de presentes, a fim de incluir tanto itens mais baratos e acessíveis como alguns modelos mais caros e sofisticados. Assim você deixa suas convidadas à vontade para presentearem com o que puderem. Alguns itens que não podem faltar na sua lista de chá de lingerie são: sutiãs, calcinhas, pelo menos um baby doll, camisolas, pijamas e até nécessaires. Ah, e para ajudar suas convidadas, deixe indicados tamanhos e preferências de cores, viu?

O que acontece nesse chá?

Essa é mais uma festa que fica mesmo restrita às convidadas da noiva, afinal, o que mais se observa nos chás de lingerie que acontecem por aí é a tradição da noiva fazer uma espécie de strip tease para as convidadas, enquanto tenta adivinhar os presentes que ganhou. Por isso, é muito provável que o noivo não fique nada satisfeito com presenças masculinas nessa comemoração, não acha?

Funciona mais ou menos assim: a noiva (que deve estar vendada) tenta adivinhar um por um dos presentes dados. Se ela erra, tem que tirar uma peça de roupa. Se acerta, permanece vestida. Para evitar o mico de terminar peladona no meio da festa, a noiva, por garantia, costuma vestir um monte de peças de roupa. Assim, à medida que a brincadeira for acontecendo, ela vai tirando cada uma das peças em excesso que vestiu. Pode parecer uma brincadeira boba, mas, acredite, é muito divertida e animada!

Mas se não estiver disposta a se submeter a um strip tease, vocês podem fazer outras brincadeiras que tragam à tona o tema intimidades ou ainda trazer maquiadoras e manicures ao evento e transformar a festa em um grande momento para a beleza. Que tal?

E as melhores dicas para caprichar?

Já deu para perceber que o chá de lingerie é um momento bem íntimo e divertido, certo? Pois exatamente por isso, escolha um ambiente mais reservado para a comemoração. Uma boa dica é fazer a festa na sua futura casa, assim você já vai apresentando seu lar doce lar para as amigas enquanto podem ficar super à vontade.

Se não tiver muito tempo (e orçamento sobrando) para preparar convites elaborados, escolha algo mais rápido: faça um convite digital e mande por e-mail ou até mesmo pelo WhatsApp. Fazendo isso você economiza tanto dinheiro como tempo, podendo então se concentrar na organização de outros detalhes da festa. Fora isso, as amigas costumam ajudar bastante na organização desse evento, às vezes sem nem mesmo precisar pedir.

Chá bar

O chá bar é uma comemoração pré-casamento que definitivamente não costuma passar despercebida. Essa tendência moderna de comemoração pré-casamento é, na verdade, quase como se fosse um chá de panelas mais requintado, com a grande diferença de que não é uma festa só para mulheres!

O que se ganha de presente?

Como é de se imaginar, nesse tipo de evento, os noivos (tanto o homem como a mulher) ganham presentes basicamente relacionados a bebidas, o que pode incluir utensílios de cozinha, como no chá de panela, e até mesmo as bebidas propriamente ditas.

Aí uma noiva mais apressada pode dizer: “mas eu e meu noivo não bebemos, por isso não vamos fazer chá bar!”. Calma. Primeiramente, se vocês não têm o hábito de beber, ótimo. Saúde nota 10! Mas mesmo assim, pode ter certeza de que, em algum momento do seu casamento, itens típicos de um chá bar (como balde de gelo, petisqueira e taças para vinhos) serão essenciais em sua casa.

E a verdade é que vocês devem chegar a essa conclusão logo no início do casamento, quando começarem a receber visitas dos amigos que querem conhecer o mais novo lar dos pombinhos. Por isso, reveja seus conceitos e analise bem se quer mesmo deixar de fazer essa festa!

E os comes e bebes?

Apesar de ter um forte apelo ao universo das bebidas, não existe a necessidade de se oferecer um cardápio recheado de bebes, ok? O casal pode servir, sim, bebidas como vinho, uísque e drinques (quem sabe até um espumante?), mas pode também pegar mais leve no álcool (e no orçamento), oferecendo apenas cerveja. Se não quiser, nem isso precisa! Os sucos e refrigerantes dão conta do recado.

Os petiscos são os mais variados possíveis, devendo ser escolhidos em função das bebidas que serão servidas. Uma boa mesa de frios é praticamente indispensável para essa ocasião. Uma outra opção é trocar tudo isso por alguns poucos petiscos de entrada, seguidos de um jantar com dois ou três pratos quentes, especialmente se a festa for feita à noite.

Quem é chamado para esse evento?

Esse costuma ser um evento mais eclético, por isso não há uma regra estabelecendo que só podem estar presentes homens ou mulheres. Então nada de clube da Luluzinha ou clube do Bolinha: o chá bar é mesmo um momento para o casal e seus amigos, sejam eles quem forem!

Além disso, para essa ocasião, os noivos costumam convidar praticamente todas as pessoas que serão convidadas para o casamento, o que transforma a festa em uma espécie de pré-casamento, aumentando ainda mais o clima de expectativa para o grande dia.

Como escolher o lugar?

Já que essa festa costuma reunir mais gente que o chá de panela, escolha um lugar amplo e espaçoso. O salão de festas do seu futuro prédio pode ser ideal. Se quiser algo ainda mais descontraído, nada impede de fazer a comemoração em uma pizzaria ou em um barzinho, assim a festa acaba se tornando um grande happy hour com clima pré-casamento!

De toda forma, qualquer que seja o local escolhido para a comemoração, só não se esqueça de enviar os convites com antecedência (pelo menos uns 20 dias) e deixar a lista de presentes disponível tanto em lojas físicas como em e-commerces, a fim de facilitar a vida dos convidados.

Despedidas de solteiro e de solteira

De todas as comemorações pré-casamento descritas até agora, a despedida de solteiro é, sem sombra de dúvidas, uma das mais conhecidas e divertidas. Quem nunca escutou alguma história engraçada de uma despedida de solteiro, não é mesmo? O objetivo é fazer o noivo ou a noiva se divertir ao máximo, aproveitando seus últimos momentos de vida de solteiro. E isso costuma ser um prato cheio para momentos inusitados!

O que fica de fora dessa comemoração são mesmo os presentes, pois a tradição só exige que o protagonista se jogue!

Qual a origem dessa tradição?

Por mais que a origem da despedida de solteiro seja um tanto quanto incerta, as histórias mais conhecidas afirmam que essa tradição se originou na Grécia Antiga, quando os soldados costumavam se despedir da vida de solteiro com celebrações pra lá de épicas.

O fato é que, independentemente, de ser a despedida do noivo ou da noiva, esse é um tipo de festa compartilhado apenas com os mais próximos. Por isso, aqueles familiares ou amigos mais distantes acabam ficando de fora da farra. A comemoração geralmente acontece com a presença de amigos da mesma faixa etária do noivo ou da noiva, aqueles costumeiros amigos e amigas das boas (e velhas) noitadas.

O que rola na festa dos meninos?

Essa celebração é organizada pelos amigos do noivo e até mesmo pelo padrinho do casamento. Muitos costumam fazer essas comemorações em boates, enquanto outros preferem ir a um lugar mais reservado, mantendo tudo sob controle. Em geral, os rapazes gostam de simplesmente beber e festejar nessa ocasião, nada de mais.

E o que as meninas aprontam?

Assim como acontece na festa do noivo, a despedida de solteira nada mais é que uma festa em que a noiva se diverte ao lado de amigas mais próximas, antigas parceiras de balada. O importante mesmo é curtir. E, por isso mesmo, boa parte das despedidas de solteira acontece em boates ou shows, regadas com muitos drinques e com a turma se acabando na pista de tanto dançar.

Como ter uma despedida de solteiro memorável?

Fato é que tanto o noivo como a noiva merecem uma despedida de solteiro digna de ser lembrada por bons anos, afinal, em pouquíssimo tempo farão parte do time dos casados! Como essa é uma das únicas celebrações que não são organizadas diretamente pelo noivo ou pela noiva, a única forma de tentar organizar, direcionando a festa para o clima certo é deixar suas expectativas devidamente claras para os amigos. Você pode até dar dicas e sugestões, propondo uma ou outra opção, mas a verdade é que essa festa acaba mesmo ficando a cargo deles.

Portanto, a dica para ter uma despedida de solteiro memorável é simples: aproveite! Seja lá qual for a surpresa que seus amigos estiverem preparando, aproveite cada minuto. Só tente não vá se exceder demais, combinado?

Chá de panela, chá de lingerie, chá bar, despedida de solteiro: quanta festa! E olha que ainda há inúmeras outras opções, como jantar ou almoço de noivado, ensaio pré-casamento, trash the dress, chá de casa nova, jantar dos padrinhos e madrinhas e muito mais! Realmente, quando o assunto é comemoração pré-casamento, o que não falta é opção para os noivos! Mas o que importa mesmo é curtir cada momento que falta até o dia da festa, afinal, essa é uma fase agitada, mas que passa voando. Quando você menos esperar, pronto, estará casado!

Por isso, não vacile. Aproveite ao máximo. Não importa se você vai fazer só um chá de panela ou se não vai dispensar nenhum tipo de comemoração pré-casamento. O que interessa é celebrar o amor, festejar com felicidade e se preparar para iniciar essa nova fase com o pé direito.

E você, já decidiu quais celebrações pré-casamento não podem ser deixadas de lado antes do grande dia? Tem alguma outra sugestão para caprichar nesse tipo de festa? Não deixe de dividir conosco suas experiências! Deixe um comentário em nosso post e ajude outros noivos a fazerem celebrações pré-casamento incríveis!

 

Chamadas para social media

  1. Quer conhecer as principais comemorações pré-casamento? Então confira nosso super post com dicas para celebrar cada um desses momentos:

  2. Vai se casar em breve? Celebre cada momento dessa fase especial da vida com as comemorações pré-casamento:

  3. Chá de panela, chá de lingerie, chá bar, despedida de solteiro: sabe o que representa cada comemoração? Não? Leia o nosso post e tire suas dúvidas:

2017-06-08T14:09:19+00:00

3 Comentários

  1. […] chá de lingerie é uma comemoração pré-casamento que tem tudo para ser muito divertida e animada. É o momento perfeito para curtir com as amigas […]

  2. […] do futuro casamento! Lembre-se de que a festa de noivado é apenas uma entre tantas prováveis celebrações pré-casamento. Por isso, mesmo que você não dispense uma boa farra, lembre-se de que na festa de casamento […]

  3. […] alguns eventos pré-casamento que são tão tradicionais quanto a cerimônia, é o caso do chá de panela, uma comemoração […]

Deixar Um Comentário