como descobrir se a aliança é de ouro

Como Descobrir Se a Aliança é de Ouro

Infelizmente existem no mercado lojas e comerciantes que falsificam os materiais para lucrarem mais. Por isso é sempre uma boa ideia conferir a veracidade do seu anel.  Veja como descobrir se a aliança é de ouro neste artigo!

Saiba como descobrir se a aliança é de ouro

Observe minuciosamente e procure  falhas e desgastes. Ouro verdadeiro não deve possuir esses sinais. A inspeção visual é a forma mais básica de começar os testes, e depois você já pode escolher alguns dos métodos abaixo para continuar:

Faça o teste do imã

Esse teste consiste em tentar identificar metais no seu anel. Para isso será necessário um imã de forte magnetismo. A conclusão é simples: caso seja atraído pelo imã, o anel não é verdadeiro. Isso porque o ouro, ao contrário de alguns outros metais, não é magnético.

Calcule a densidade aproximada

Você precisará pesar a sua aliança em uma balança. Logo, encha um copo com água e pegue uma régua para medir a altura do líquido no copo. Após isso, coloque o anel dentro dele.

Agora observe duas coisas:

  • se for de ouro, o anel deve afundar, já que se trata de um metal pesado;
  • o nível da água deve subir um pouco, meça o quanto o líquido subiu.

Portanto para calcular a densidade basta usar a seguinte fórmula : Densidade = deslocamento entre massa/volume. Compare os resultados com a classificação abaixo:

  • 14K – 12.9 a 14.6 g/ml
  • 18K branco – 14.7 a 16.9 g/ml
  • 18K amarelo – 15.2 a 15.9 g/ml
  • 22K – 17,7 a 17,8 g/ml
  • 24K – 19 g/ml

Esse método não pode concluir com exatidão se suas alianças de casamento são de ouro, afinal existem outros materiais pesados que podem mascarar os resultados.

Reação química com ácido nítrico

Essa é a forma mais complicada, e é um pouco difícil de fazer em casa.Aqui você precisará de luvas de borracha nitrílica, óculos de segurança, ácido clorídrico e conta-gotas.

  • pegue o anel e coloque em um recipiente de inox;
  • coloque sobre ele algumas gotas de ácido clorídrico;
  • caso o líquido mude de cor a aliança não é de ouro puro.

Preste muita atenção e realize esse procedimento longe de crianças e animais. Vale ressaltar que esse ácido é tóxico e prejudicial a saúde humana, por isso não manipule se não tiver intimidade com químicos pesados. Em último caso, procure sempre um especialista ou joalheria.

Gostou de saber como descobrir se a aliança é de ouro? Continue acompanhando o blog do Allianze para mais dicas!

Post criado 197

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.