responder a um convite de casamento

Como Responder a um Convite de Casamento?

Está procurando uma forma de responder ao convite de casamento que recebeu sem cometer gafes? Vamos te dar todas as dicas necessárias para elaborar uma resposta educada independente de qual seja a sua decisão. Continue lendo o artigo para descobrir mais!

Responder a um convite de casamento: SIM

O casamento é um evento extremamente formal  que necessita de cuidado até mesmo nos pequenos detalhes, como no ato de responder a um convite de casamento. Existe um termo em francês denominado “Répondez S’il Vous Plait”, que significa “Responda Por Favor”, comumente abreviado para RSVP.

Esse termo define uma regra de etiqueta por trás da resposta ao convite formal. Para as respostas positivas considere confirmar sua presença o mais rápido possível e para as negativas é importante se justificar com classe no RSVP.

Alguns convites já possuem a indicação de que em caso de omissão da resposta, a presença será considerada confirmada. Entretanto, se este não for o seu caso, procure confirmar logo de cara, confira com os noivos ou com a organização onde acessar a lista de presentes e informe suas preferências alimentares.

Responder a um convite de casamento: NÃO

O parente que cresceu com você vai se casar mas no dia você terá um compromisso inadiável e não quer magoá-lo? Considere estes pontos a seguir:

  • responda o mais breve possível, assim os noivos terão tempo de replanejar o número de convidados;
  • você pode ligar informando a sua decisão e dando explicações;
  • marque um encontro pessoalmente para desejar sorte no casamento e explicar a sua ausência.

Seja qual for a sua atitude, existem ações que com certeza devem ser evitadas nesta situação:

Ignorar o convite

Se os noivos te convidaram é porque sentem afeto por você. Ignorar o recebimento do convite pode ser extremamente rude e gerar conflitos.

Perguntar se pode adicionar muitas pessoas

É comum que o convidado leve um acompanhante para a festa de casamento. Esta atitude, inclusive, já está prevista nos cálculos do buffet e distribuição de lugares. Entretanto, não exagere ou apareça com penetras.

 

Gostou das nossas dicas de etiqueta para responder a um convite de casamento? Confira também Qual é a história da aliança de casamento no blog da Allianze.

Post criado 197

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.