gravação em aliança

Gravação em Aliança — Como São Feitas as Alianças Gravadas?

As frases presentes nas alianças são sempre encantadoras e significativas. Mas, você já parou para pensar em como são feitas? Neste artigo vamos entender melhor como funciona todo o processo de criação e gravação em aliança.

Como funciona a gravação em aliança

O trabalho normalmente é desempenhado por ourives ou artesãos experientes. Existem ainda alguns comércios que realizam o serviço em shoppings e galerias, porém a qualidade e dedicação não são comparáveis.  Isso porque, na maioria das vezes, é feito à mão, devido aos altos custos das máquinas automáticas de gravação a laser.

Apesar da existência de aparelhos que automatizam o serviço, muitas joalherias ainda o fazem artesanalmente. Esse processo é também uma tradição no ramo das jóias, pois valoriza o produto ao acrescentar um detalhe único na aliança de casamento de ouro.

Gravação em aliança manual

Esse tipo de gravação é executada com o auxílio de um aparelho chamado motor chicote ou com uma ferramenta denominada buril. O motor é o meio pelo qual os artesãos conseguem desenhar as frases, já o buril consiste em uma adaga para esculpir. O processo exige muita habilidade e experiência, pois o resultado depende da caligrafia e técnica utilizada pelo joalheiro.

A maioria dos casais optam por letras cursivas, que são as mais complexas de se imprimir no ouro. Um trabalho detalhado e que exige muita atenção e cuidado, afinal qualquer erro pode arruinar a peça do cliente.

Gravação automática

Esse tipo de gravação em aliança é mais comum em joalherias maiores, com ritmo de produção em série. De operação mais facilitada, basta entender bem os comandos das máquinas para obter um excelente resultado, que elimina a margem de erro humano na caligrafia. Os modelos mais conhecidos para executar esse trabalho de forma mecânica são o pantógrafo e a fresadora.

Cuidados com a sua aliança gravada

Para conservar a sua aliança, alguns passos são fundamentais. Acompanhe:

  • não deixar o anel em contato com produtos químicos;
  • retirar a aliança ao fazer exercícios físicos, para evitar o contato com o suor;
  • lavar a joia com água morna e detergente a cada duas semanas;
  • não esfregar produtos abrasivos como buchas de limpeza ou escovas.

Além disso, sempre mantenha o seu anel seco, guarde-o quando executar atividades que podem arranhá-lo. Assim, você mantém a sua joia brilhante por muito mais tempo e garante que as memórias estejam preservadas na gravação em aliança.

Gostou de saber mais sobre gravação em aliança? Confira também quais os tipos de aliança que existem e para que servem. Não deixe de comentar e continuar acompanhando os artigos do blog da Allianze.

Post criado 197

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.