Decoração do casamento: como escolher as cores da cerimônia?

Início/Dicas de Casamento: Festas, Decoração e mais | Blog Allianze/Decoração do casamento: como escolher as cores da cerimônia?

Decoração do casamento: como escolher as cores da cerimônia?

Escolher cores Decoração Casamento

Já decidiram quais cores pretendem usar no casamento? Não? Então comecem a pensar sobre o assunto desde agora, afinal, uma das etapas mais importantes do planejamento da decoração de uma cerimônia é exatamente a definição da paleta de cores. Até porque essa decisão acaba norteando a escolha de vários outros detalhes, como o mobiliário, as flores, o convite, as toalhas e até mesmo o vestido das damas!

Ao contrário do que muitos pensam, escolher as cores da decoração do casamento não é uma tarefa simples, afinal, não basta optar por tons que a noiva gosta. A paleta deve, na verdade, cumprir uma série de requisitos, de modo que a escolha seja coerente e harmoniosa. Querem saber como escolher as cores do seu casamento? Então continuem lendo o nosso artigo e confiram 10 dicas exclusivas que certamente simplificarão esse processo de decisão. Vamos lá?

Façam a escolha com antecedência

Não deixem para escolher a paleta muito perto do grande dia, pois as possibilidades são quase infinitas, de modo que vocês podem acabar ficando confusos diante de tantas opções disponíveis. É importante, portanto, tomar a decisão com antecedência, para que haja tempo hábil para cuidar de todos os detalhes da decoração e da identidade visual do casório, a começar pelo convite. É fato que o buquê, os trajes, o save the date e todos os outros detalhes não precisam ser obrigatoriamente da mesma cor, mas o mais indicado é que as cores dialoguem, para não causar muita poluição visual e descaracterizar o evento.

Levem em conta outros aspectos

Ao definirem as cores do casamento, não se limitem a pensar unicamente na beleza das tonalidades. Considerem também o significado de cada uma! Pensem no sentido, no simbolismo, nos sentimentos e nas sensações que desejam transmitir, afinal de contas, as cores possuem uma linguagem própria, comunicando ideias e mensagens. O vermelho, por exemplo, traduz paixão, mas é uma cor tão intensa que pode provocar instabilidade emocional. Já o preto, apesar de discreto, elegante e moderno, transmite morbidez e tristeza se usado em excesso, sentimentos nada apropriados para uma ocasião tão festiva quanto um casamento.

Optem por tonalidades harmônicas

Vocês podem escolher cores complementares, similares ou contrastantes, desde que elas combinem entre si e criem um efeito visual harmonioso. Tons solares, quentes e radiantes — como o amarelo e o laranja, por exemplo — estão sempre juntos em casamentos ao ar livre, dando à decoração um ar alegre e descontraído. Por outro lado, quem prefere propostas delicadas tem investido em cartelas de cores suaves — as chamadas candy colors —, tendência que fez com que o azul-claro e o rosinha virassem uma das dobradinhas mais queridas nesse universo.

Conversem sobre o assunto previamente

Por mais que as noivas tenham a tendência de resolver esse tipo de assunto decorativo sozinhas, a verdade é que é importantíssimo ouvir a outra parte envolvida. Então conversem para descobrirem, desde cedo, quais são as cores preferidas de cada um e também que cores devem ser vetadas. Como esse é um momento especial para os dois, não há por que insistir em uma paleta que vá do rosa bebê ao rosa pink se o noivo não é o maior fã desse tom, não é mesmo? O mesmo vale para a cor do time de coração do futuro marido que definitivamente é um veto da noiva!

Ouçam as dicas dos profissionais envolvidos

É óbvio que a decisão final deve ser do casal, mas ouvir a opinião de quem entende do assunto pode ajudar bastante a ampliar os horizontes dos noivos. Por isso, conversem com o responsável pela decoração e com o representante do cerimonial, porque esses profissionais normalmente estão por dentro das tendências, podendo instruí-los sobre as novidades, assim como apresentar as opções clássicas e atemporais.

Escolham um tom predominante

Se vocês já têm um tom em mente, mas ainda não sabem como combiná-lo com outras cores, confiem nas tonalidades neutras para fazerem a composição. Dessa forma, a cor escolhida fica como dominante na décor, com os outros detalhes podendo ser em cores mais sóbrias — como nude, bege, preto, cinza ou marrom. Assim o resultado fica bem elegante e vocês não correm o risco de errar.

Considerem a estação em que vão se casar

Outra dica que pode ajudá-los a escolher a paleta perfeita é considerar a estação do ano para tomarem a decisão. Na primavera e no verão, cores fortes e alegres são super apropriadas, mas se vocês quiserem suavizar, podem até manter a paleta multicolorida, mas em nuances mais suaves — ou seja, em tons pastéis. No outono e no inverno, tons fechados, como marrom, verde-musgo, preto, cinza e marsala, são ótimas alternativas. Vale lembrar que o dourado traz suntuosidade e luxo para as decorações em quaisquer estações e o branco nunca sai de moda, portanto, pode ser usado o ano inteiro.

Usem ferramentas para definirem as cores

Que tal fazerem uso de aplicativos para criarem paletas on-line? Visitem lojas de tinta para comparar cores das cartelas, vejam fotos na internet buscando inspiração, confiram as cores do ano segundo a Pantone, analisem os catálogos, chequem a roda de cores para verificar quais são análogas e contrastantes, folheiem revistas e por aí vai. Com todas essas referências, a decisão certamente ficará mais fácil.

Respeitem o estilo e o horário do casamento

O casamento é à noite e vocês sonham com uma decoração luxuosa? Então rosas colombianas vermelhas, peças douradas e itens de cristal são mais que bem-vindos. O casamento é mais reservado, diurno, e vocês sonham com uma décor mais rústica? Então os tons crus e amadeirados, combinados com o verde das plantas, são mais apropriados. Lembrem-se de que uma das regras de ouro para não se pecar na escolha das cores é respeitar o estilo, o conceito e o horário do casamento.

Atentem-se às luzes do evento

Vocês sabiam que a iluminação do ambiente pode interferir radicalmente nas cores da decoração? Especialmente aquela iluminação cênica colorida pode distorcer a paleta tão cuidadosamente escolhida por vocês! Visitem, portanto, o espaço, vejam fotos do local decorado, avaliem as possibilidades com os profissionais responsáveis pela decoração do casamento e, na dúvida, prefiram luzes neutras. Nada de verde, rosa ou vermelho! Luzes brancas, amareladas ou âmbar são opções ideais nesse caso.

E aí, gostaram das nossas dicas? Vão colocá-las em prática na hora de escolherem as cores do casamento? Que outras estratégias vocês pretendem usar na definição da paleta? Compartilhem suas opiniões conosco e enriqueçam nosso post!

ALLIANZE

2017-06-08T14:14:23+00:00

2 Comentários

  1. […] simples, porém sofisticada. E um dos caminhos para conseguir essa façanha é investindo na decoração, quesito que realmente transforma o clima de qualquer […]

  2. […] ser diferente, porque é muita coisa para resolver! Você precisa escolher osconvites, contratar a decoração, visitar os buffets, comprar as alianças e assim por diante. Tarefa é o que não vai faltar! […]

Deixar Um Comentário