diamantes ou pedras preciosas

Diamantes ou Pedras Preciosas? O que Ele(a) Prefere?

Será que existe uma diferença entre diamantes e pedras preciosas? Ou talvez todos sejam sinônimos? Essas perguntas são bem comuns quando falamos de joias, por isso elaboramos este artigo com todas as respostas para essas dúvidas e mais. Confira o post e descubra também qual dos tipos é preferido por homens e mulheres.

Diamantes ou pedras preciosas? Existe diferença?

Os diamantes são pedras preciosas, mas ao contrário do que o senso comum afirma, nem todas as pedras preciosas são diamantes. Por isso, não é possível utilizar os dois termos como sinônimos.

Podemos considerar os brilhantes como pedras preciosas, porém eles não se assemelham em valor com os diamantes.

Como identificar diamantes

Os diamantes ou pedras preciosas são obtidos com a mineração de recursos naturais. Por isso são gemas orgânicas e formadas através do tempo em meio às estruturas de pedras e formações calcárias da Terra.

As pedras podem ser lapidadas em diferentes formações específicas, mas existem duas mais populares:

  • lapidação brilhante – é a mais procurada e possui brilho intenso, com 58 facetas;
  • lapidação 8/8- muito popular, por possuir preço mais acessível, é a moldagem em oito facetas do diamante. Também possui um lindo resultado, mas confere menos brilho que a anterior.

Diamantes ou pedras preciosas: Zircônias

Quando decidimos pela compra de diamantes ou pedras preciosas como as zircônias, é normal se sentir confuso quanto às diferenças entre cada uma. Já que as duas pedras, são bem parecidas a olho nu.

Porém, a zircônia é uma pedra que pode possuir origem natural ou sintética. Em sua variação baddeleyíta tende a ser rara e muito valorizada. Entretanto, a sua versão mais conhecida e popularmente usada nas joias é a zircônia cúbica.

Esse tipo de pedra é produzida em laboratório com o objetivo de imitar o diamante. Sendo uma alternativa mais acessível em joias que causa um bom resultado estético. Outras características incluem a boa resistência a quebra e o fato de que não perde seu brilho em contato com a água.

Um jeito simples de identificar se tratar de uma zircônia ou diamante é o brilho apresentado pela pedra. Quando em contato com a luz, a imitação tende a brilhar bem mais do que o diamante. Exatamente por ser elaborada sinteticamente.

O que ele(a) prefere?

Diamantes ou pedras preciosas? Seja qual for o tipo de pedra utilizada em suas joias, o que conta realmente é a intenção que carrega o presente e, principalmente, quem é o presenteado.

A preferência neste caso é pessoal, mas Marilyn Monroe, ao tratar dos gostos femininos, dizia a seguinte frase “Os diamantes são os melhores amigos de uma mulher”.

Seja com diamantes ou pedras preciosas de outro tipo, seu presente vai surpreender e deixar sorrisos em alguém especial.

 

Confira mais dicas e curiosidades no blog da Allianze!

Post criado 197

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.