Existe idade certa para casar?

Início/Sem categoria/Existe idade certa para casar?

Existe idade certa para casar?

Man hiding his wifes eyes to offer her an engagement ring for a marriage proposal

Antigamente existiam pré-requisitos e restrições bastante rígidos acerca do casamento. Pode-se ter essa noção com o enredo do famoso livro A megera domada, de William Shakespeare. Na obra, a doce Bianca tinha o sonho de se casar, mas só poderia realizar seu desejo depois que sua irmã mais velha, Catarina, encontrasse um companheiro. A pegadinha? Catarina era conhecida por ser uma verdadeira fera! E por mais incrível que possa parecer, esse enredo retratava bem a tradição de toda uma época: a filha mais nova só podia se casar depois da primogênita.

Já segundo lendas populares, as mulheres só poderiam se casar após o nascimento dos dentes sisos (aqueles últimos dentes da arcada dentária, sabe?), que costumam nascer entre os 16 e os 21 anos. Tudo porque eram conhecidos como os dentes do juízo! Hoje em dia, felizmente, não é preciso esperar dente nenhum nascer ou a irmã se casar. As mulheres têm muito mais liberdade para decidir o momento adequado para o próprio matrimônio.

Mas, afinal, será que existe ou não uma idade certa para casar? Há algum limite máximo ou mínimo? Pois é exatamente sobre isso que vamos discutir no post de hoje. Então acompanhe e tire suas próprias conclusões!

A legislação

O dispositivo legal que regulamenta o casamento no Brasil é o Código Civil. Segundo ele, os cidadãos adquirem capacidade para o casamento ao completarem 18 anos. Entretanto, pessoas entre 16 e 18 anos podem, sim, casar, desde que, para isso, tenham uma autorização dos pais. E como no Código Civil não há nenhuma regra específica quanto ao limite máximo de idade para casar, está aí mais uma prova de que nunca é tarde demais para o amor!

As influências

Antigamente, as pessoas costumavam se casar muito cedo. Nos últimos anos, porém, a média de idade dos pombinhos ao se casarem aumentou. De fato, por mais que 18 anos seja o limite mínimo a partir do qual qualquer pessoa pode se casar sem necessitar de autorização especial, a idade definitivamente não deve ser o principal aspecto considerado ao se tomar tal decisão.

Maturidade, situação profissional e estabilidade financeira, por outro lado, são alguns dos fatores que devem ser considerados. Afinal de contas, manter uma casa não é uma tarefa nada fácil, já que exige muito esforço psicológico, sentimental e econômico de ambas as partes.

A conjuntura

Resumindo a história: se você procura por uma resposta exata, desista! Não existe um número ideal ou uma receita perfeita. A idade ideal varia de acordo com cada caso. Assim, para um casal que conseguiu constituir uma certa estabilidade e independência financeira, 26, 29 ou 30 anos pode ser a idade perfeita. Já se um dos futuros cônjuges ainda não estiver estabilizado, o casal não só pode como deve esperar um pouco mais. Absolutamente nada impede que o casamento aconteça com 29, 35, 39 ou mais de 40 anos!

O segredo está em levar em conta a situação do casal e, principalmente, se os noivos já são maduros o suficiente para levar a união à frente. Não se esqueça que o casamento precoce é um dos principais motivos de separações e divórcios no Brasil. Pense bem: será que um casal muito jovem tem maturidade e tolerância para lidar com os desentendimentos comuns a qualquer relação sem se abalar?

A verdade é que não existe uma fórmula mágica para definir a idade certa para casar. Essa decisão deve ser tomada a partir de uma série de fatores, nunca às pressas. Mantenha em mente que só o amor não é suficiente. Por isso, controle seu desejo e adie um pouco os preparativos para o casamento caso seja necessário.

E você, o que achou de tudo isso? Já se decidiu? Ainda é cedo para casar? Compartilhe sua experiência conosco deixando aqui um comentário!

 

2017-06-08T14:03:35+00:00

Deixar Um Comentário