historia do anel de noivado

História do Anel de Noivado — Como Tudo Começou

A história do anel de noivado remonta séculos de tradições e culturas européias e brasileiras. Para entender como essa aliança se tornou tão importante, deve-se analisar a o que se conta por trás dela. Confira neste artigo como surgiu o anel de noivado e como foi a popularização do seu uso no mundo.

Linha do Tempo: História do Anel de Noivado

A história do anel de noivado retoma a época de reis e rainhas por todo o continente europeu. Tudo começou com o Arquiduque Maximiliano da Áustria, que em meados de 1477 pediu a mão da Duquesa de Borgonha, Maria, com um anel cravejado com pequenos diamantes que formavam a primeira letra de seu nome.

O gesto foi bem aceito e admirado entre a nobreza da época, que começou a copiá-lo durante os casamentos. Entretanto, o custo e acesso as pedras preciosas como diamantes, safiras e rubis eram complicados.

Agora sabemos que a história do anel de noivado está conectada à nobreza européia. Porém, um fato interessante é entender como esse costume se propagou pela plebe e demais culturas. Veja mais sobre isso abaixo:

Popularização dos anéis de noivado

Entre o século XV e XVII, o anel de noivado passou a integrar uma nova categoria: a de presente comum também entre os não pertencentes à realeza.

Apesar do uso de diamantes ainda ser restrito aos casais com muita condição financeira, modelos em prata com frases e poemas viraram um costume para presentear. Eram chamados de “poésie”, que em francês significa poesia.

Cultura do anel de noivado nas Américas

Vamos fazer um salto histórico para 1886, muito tempo depois da colonização e independências das Américas. Os EUA se encontravam em expansão do estilo de vida capitalista quando surgiu a Tiffany & Co. A joalheria  perpetuou a simbologia do anel como prova de amor e compromisso.

O modelo mais conhecido é o solitário cravejado com diamantes e preso por seis garras, esculpido em ouro branco.

Diamantes são regra agora

Após 1930, os processos para extração de diamantes foram modernizados e barateados, tornando a jóia menos escassa nas joalherias. Além disso, campanhas publicitárias do grupo De Beers – um grande grupo de publicitários que revolucionaram o mercado na época –  ajudaram na associação do diamante com a história do anel de noivado.

 

Gostou de conhecer mais sobre a história do anel de noivado? Continue acompanhando o blog da Allianze para mais curiosidades sobre alianças.

 

Post criado 197

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.