Noivado simples: tudo o que você precisa saber para montar a festa do seu jeito

Início/Sem categoria/Noivado simples: tudo o que você precisa saber para montar a festa do seu jeito

Noivado simples: tudo o que você precisa saber para montar a festa do seu jeito

????????????????????????????????????????????????

E eis que o cupido flechou de vez o coração de mais um casal. A partir daí, só o que passa na cabeça dos pombinhos é viver esse grande amor e selar de uma vez por todas a união. Mas qual deve ser o primeiro passo nesse caminho? O noivado, é claro! E nada de pensar que essa é apenas mais uma formalidade, ok? É, na verdade, o momento de formalizar um comprometimento sincero e o desejo real de casar. Por isso surge a necessidade de celebrar essa fase ímpar da relação. E é sobre a festa de noivado que iremos tratar em nosso post de hoje! Mas não vamos falar de todos os tipos de noivado, viu? Vamos nos aprofundar em como deve ser uma festa de noivado simples: um evento bonito, elegante e sóbrio, com beleza na medida certa e sem muitos exageros.

Preparamos um verdadeiro guia para você organizar uma festa de noivado sem complicação. Vamos detalhar o que não pode faltar, como escolher os convites, como montar a decoração de noivado ideal, como arrumar o local, o que servir na festa, se o bolo de noivado é mesmo necessário… Tudo para um noivado simples, porém único. E não é só isso: listaremos ainda algumas regras de etiqueta que devem ser levadas em consideração pelo casal, como que tipo de roupa deve ser usada, como escolher o anel, quem convidar para a festa e muito mais! Além disso, ainda daremos algumas dicas de como fazer o planejamento adequado, com detalhamento mês a mês, e o orçamento para festa. Isso tudo para que os custos da festança não se tornem um verdadeiro pesadelo para o casal! Pronto? Então continue acompanhando!

Entendendo o funcionamento da festa de noivado

Já reparou como as redes sociais estão cheias de exemplos de casais noivando de forma inusitada? São noivos pedindo a mão da noiva em pleno jogo de futebol, durante uma viagem ou em meio a um show da banda favorita de ambos. Tem noivado para todo tipo de gosto. Para esses casos, o momento se restringe mesmo ao casal, normalmente envolvendo um belo anel de noivado, um beijo apaixonado e pronto: os namorados agora estão noivos! Mas essa definitivamente não é a única forma de noivar!

Casais mais tradicionais preferem firmar esse compromisso celebrando com familiares e amigos íntimos. E é exatamente sobre esse tipo de celebração que iremos tratar agora: a festa de noivado. Tal ritual envolve basicamente um momento inicial de descontração entre os noivos e convidados, quando todos conversam, bebem e degustam alguns petiscos gostosos, sempre com uma boa trilha sonora ao fundo. Passada essa fase inicial, vem a parte formal do evento. Aí é a hora do noivo pedir a atenção de todos e fazer um breve discurso, dirigindo-se particularmente ao pai da noiva. Faz, assim, o famigerado pedido — ou proposal, para os que gostam de americanizar tudo!

Nesse instante, o pai da noiva, que já deve ter concordado em conceder a mão de sua filha de bom grado, pode também se pronunciar, falando algumas palavras ao casal e, claro, dando suas recomendações. Feito isso, vem o ponto alto do evento: a troca das alianças! O noivo coloca uma bela aliança de noivado no anelar direito de sua noiva e ela faz o mesmo com ele. Geralmente, essa troca de alianças é feita antes de ser servida a refeição principal, que pode ser um almoço ou um jantar, a depender do horário escolhido para a festa.

Mantendo a decoração simples e elegante

Nada de subestimar a decoração, pois esse é um item decisivo para estabelecer o clima da festa, podendo realçar ou até mesmo ofuscar a beleza do evento. Por isso, todo cuidado é pouco com esse quesito. A máxima do menos é mais é o melhor conselho que se pode dar quando o assunto é decoração de uma festa de noivado. Sem exageros! O ideal mesmo é escolher uma uma decoração simples e discreta, de modo a criar um clima ameno e confortável para o evento.

Se a festa de noivado for durante o dia, invista em alguns arranjos florais, com um leve toque colorido para trazer um clima de romance e leveza à celebração. Já se a festa é mais no fim da tarde ou mesmo à noite, dá para ousar um pouco mais na decoração, combinando arranjos de flores e detalhes de iluminação. Nesse caso, invista em flores mais clássicas e requintadas, como as orquídeas. Na iluminação, as velas podem trazer um toque de magia que combina perfeitamente com o clima da ocasião. O ideal mesmo é, como já dissemos, não exagerar!

Além do mais, é indispensável escolher um motivo de decoração que combine com o estilo do casal. Assim, não escolha algo muito clássico ou formal se vocês têm um estilo mais despojado ou só porque está na moda e é a última tendência. Não caia nessa! Respeitar o jeito do casal é a melhor recomendação que pode ser feita. Dessa forma, tudo ficará com a cara dos noivos, que certamente se sentirão bem mais à vontade para curtir cada segundinho da festança.

E não é só o estilo que importa. O local onde será realizada a festa também pode alterar muito as escolhas da decoração. Se o noivado for em um restaurante, por exemplo, não haverá muito o que discutir sobre a decoração, pois o lugar já tem seu próprio estilo. Mas se, mesmo assim, você não abre de mão de dar seu próprio toque à decoração do lugar, aqui vai uma dica: reserve uma parte ou ambiente do restaurante só para o noivado. Aí sim será possível dar um up na decoração! E se sua escolha é um jantar de noivado, é possível fazer algo em casa mesmo, no salão de festas do prédio ou em um buffet pequeno. Nesse caso, é possível investir mais na décor.

Pensando sobre o que servir aos convidados

Já pode anotar: o cardápio de uma festa de noivado é muito variável e deve ser escolhido só após a decisão inicial dos noivos sobre o horário do evento. Se você preferir noivar durante o dia, por exemplo, pode optar por realizar o noivado em um almoço ou degustando um bom brunch. Se o evento for à noite, culminar em um jantar é o mais recomendado. Em todos os casos, o ideal é iniciar os comes e bebes com uma boa entrada. É possível servir alguns canapés e pãezinhos especiais, acompanhados por bebidas leves, como sucos e coquetéis de frutas — com ou sem álcool. Aí sim vêm os pratos principais.

Se sua escolha foi por um brunch, as opções são muitas, desde pães diversos e bruschettas, passando por uma mesa repleta de queijos e outros frios, salmão defumado e sanduíches, até chegar às saladas. Para beber, sucos e chás variados, além de espumante para o brinde. No caso de um almoço, a dica da vez é escolher um cardápio sóbrio. Quer uma sugestão? Arroz, filé com o molho de sua preferência, uma massa sem carne e saladas. Cardápio leve e nutritivo. Você pode inserir ainda um peixe ou uma ave, mas nada de feijoada ou pratos muito carregados!

Para o jantar há ainda mais opções. É possível compor um cardápio só com massas, por exemplo, ou optar por um menu completo. O que mais apetece suas papilas gustativas? Você ainda pode arriscar, fazendo um jantar temático — com comida japonesa, mexicana ou pratos só com frutos do mar, por exemplo. Mas, para isso, é preciso que você tenha certeza de que todos os convidados vão curtir esse cardápio! Caso contrário, escolha esses pratos só como um toque a mais para seu jantar e não apenas como opção principal, combinado?

Escolhendo o bolo de noivado

O bolo de noivado é mais um item fundamental que deve ser escolhido com atenção pelos noivos. Para que você não erre na mão, preparamos aqui 3 dicas que devem ser observadas na hora de escolher o bolo de noivado perfeito. Confira!

Pense no número de convidados

Você anda vidrado na internet vendo vários modelos de bolo de noivado e achou um mais incrível que o outro? Perfeito! Mas contenha sua emoção por um momento, afinal, não adianta encomendar um bolo de noivado maravilhoso, com 3 ou 4 andares, se o noivado é para apenas 20 convidados, não é mesmo? Não fica nem proporcional! Por isso, decida logo o porte do noivado, definindo o número de convidados. Aí sim escolha um bolo de tamanho compatível com a quantidade de pessoas que o desgutarão!

Escolha o estilo ideal para o casal

Agora que você já sabe qual o tamanho ideal do seu bolo, chegou a hora de escolher qual será a carinha dele. Existem diversas opções e estilos: os elegantes e chiquérrimos bolos com cobertura de pasta americana, os modernos e belíssimos naked cakes e os tradicionais bolos com coberturas românticas em chantilly. É opção que não acaba mais! O ideal é ver vários modelos até definir o que realmente é a opção ideal. Alguns casais customizam o bolo e colocam algum detalhe que diga algo sobre eles, como uma foto ou bonequinhos em biscuit, por exemplo. E aí você pode soltar a imaginação e ousar um pouco, se quiser.

Busque a excelência no sabor

Pense bem: de nada adianta ter um bolo lindíssimo, do tamanho certo para a quantidade de convidados e com um design que combina com o casal, mas que não agrada nem um pouco ao paladar, certo? Certíssimo! Repetimos, então, o mesmo conselho que demos para o caso da decoração: nada de seguir um padrão só porque ele é tendência. Se a tradição é bolo de ameixa, mas a noiva não suporta nem o cheiro da fruta, por que escolhê-lo? O básico é optar por um sabor compatível com o gosto do casal. Por isso, informe-se sobre as possibilidades e escolha com seu futuro noivo. Existem até boleiras que fazem o bolo metade de um sabor e metade de outro sabor! Pesquisar é, portanto, palavra de ordem.

Elegendo o anel de noivado perfeito

O ponto alto da festa de noivado é, sem sombra de dúvida, o momento da troca das alianças de noivado. Nessa hora, todos os olhos se voltam para as mãos dos noivos e para a joia que passarão a ostentar. Por isso, escolher alianças fantásticas é quase uma obrigação! Alguns noivos preferem presentear a noiva com um lindo anel de noivado, mas essa não é a praxe no Brasil. A maioria dos casais decide mesmo comprar um par de alianças para o noivado. Assim, tanto o noivo como a noiva usam a joia durante o período do noivado, sendo que essa mesma aliança é usada no casamento, migrando da mão direita para a mão esquerda dos pombinhos.

Se você escolheu comprar logo um par de alianças, a principal dica é: pesquise! Existe no mercado uma verdadeira infinidade de modelos, desde as opções mais clássicas e tradicionais, passando por modelos modernos e arrojados, até as mais luxuosas erequintadas alianças. E com a correria e a agitação do cotidiano, a melhor opção é mesmo fazer uma boa varredura pela internet, antes de perder tempo batendo perna de loja em loja. Isso sem falar que, às vezes, é bem mais prático e econômico comprar a aliança on-line, diretamente de uma loja de fábrica. Por isso, não perca tempo: conheça todos os modelos, pesquise e tome uma decisão o quanto antes!

Fazendo o planejamento de antemão

A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”: essa é uma frase bastante famosa no mundo da Administração, mas que pode ser perfeitamente aplicada ao universo dos noivos! Se você não dispensa a comemoração do noivado com uma festa bonita, desde que simples, esteja ciente de que planejamento deve ser a base para a organização do noivado. São muitos os fatores que precisam ser verificados para que a comemoração saia de acordo com o desejado. Para que não cometa nenhum erro grave, preparamos aqui um resumo de planejamento para servir de guia na hora de organizar sua festa de noivado. Confira:

  • 4 meses: nesse momento, você deve fazer a reserva do local e começar a pesquisar modelos de alianças — afinal, se a compra for feita pela internet, precisará de um tempo para que sejam entregues.

  • 3 meses: agora é hora de definir o estilo da festa e contratar a decoração e os músicos, se for o caso.

  • 2 meses: a apenas 2 meses da celebração, encomende o bolo e defina o cardápio com o buffet. Lembrando que é bom marcar uma dia para degustar a comida. Assim, se você não gostar muito, ainda dá para fazer ajustes no cardápio. Decida também se vai distribuir algum tipo de lembrancinha e faça a contratação.

  • 1 mês: finalmente, hora de enviar os convites! Na verdade, se a festa for para pouquíssimos convidados, vocês podem investir em um convite digital, a ser enviado por WhatsApp ou e-mail — afinal, todo mundo anda mais ligado no mundo digital do que em qualquer outra coisa hoje em dia, não é?

  • 15 dias: já com frio na barriga, não deixe de checar as contratações do buffet, da música e da decoração.

  • 1 semana: se ainda não pensou nisso, esse é o momento para resolver a questão do figurino. Compre uma roupa especial, de acordo com o estilo da festa e o horário do evento.

Separando o orçamento para a festa

Infelizmente, a situação econômica do Brasil não vai nada bem. Dia após dia, vemos no noticiário manchetes e mais manchetes sobre crise, desemprego, inflação… Parece que a maré não está para peixe. Mas não é por isso que você vai deixar de fazer sua festa de noivado, certo? É possível sim organizar uma comemoração simples, bonita e econômica! Mas, para isso, será necessário uma parcela extra de dedicação por parte dos noivos.

Para começar, estipule o montante que deseja gastar com o evento. Depois, dimensione o tamanho da festa: convidados, cardápio, gastos com alianças e decoração. Com esses dados em mãos, você terá uma noção real de quanto pretende gastar e quanto a festa vai efetivamente custar. Feito isso, ajuste o valor disponível em relação ao tamanho da comemoração. Se o desejo inicial era uma festa para 30 convidados em um buffet e uma boa decoração, mas o orçamento estourou, é melhor decidir: reduzir os convidados ou o nível da festa? O aconselhável mesmo é fazer um evento sem se endividar!

E um último toque: não se esqueça do futuro casamento! Lembre-se de que a festa de noivado é apenas uma entre tantas prováveis celebrações pré-casamento. Por isso, mesmo que você não dispense uma boa farra, lembre-se de que na festa de casamento poderá deitar e rolar. Assim, talvez seja melhor mesmo fazer uma festa de noivado mais singela, não concorda?

Relaxando no dia da festa de noivado

Pronto, agora não tem mais muito o que fazer: chegou o grande dia. Você certamente já cuidou de cada detalhe da organização da sua festa de noivado, mas pode ser que ainda esteja com a pulga atrás da orelha em relação à decoração, à entrega do bolo ou simplesmente querendo se certificar de que tudo vai dar certo. Mas aqui vai um conselho: relaxe! Essa é uma ocasião para curtir ao máximo, afinal, é bem provável que esse seja o único noivado da sua vida. Por isso mesmo, descanse e aproveite o momento!

Que tal tirar o dia pra você? Cuide da beleza, indo a um salão, fazendo uma boa hidratação no cabelo, caprichando nas unhas e aproveitando para fazer uma massagem relaxante! Esse dia pra lá de especial merece! E não se culpe por tirar essa folga, viu? Se tiver algum último detalhe a ser resolvido, delegue essa responsabilidade para sua mãe, sua irmã ou uma amiga mais próxima. Elas certamente darão conta do recado, resolvendo qualquer pendência urgente que aparecer. Deixe-as de sobreaviso e relaxe!

E então, o que achou dessa aventura pelo mundo das festas de noivado? Pois para fixar bem todos os detalhes citados ao longo deste material, preparamos uma checklist com as regras de ouro para não falhar na hora de organizar sua festa de noivado! Aqui vão praticamente os 10 mandamentos para planejar e executar um noivado simples:

  1. Comece pesquisando sobre decorações simples, sem exageros;

  2. Defina uma decoração de noivado que combine com o estilo do casal;

  3. Decida-se sobre o que servir na festa de acordo com o horário do evento;

  4. Pesquise bastante e faça a lista de convidados antes de encomendar o bolo;

  5. Conheça todos os modelos de anel de noivado antes de escolher o seu;

  6. Guarde que o planejamento deve ser a base para a organização do seu noivado;

  7. Foque no orçamento para festa, buscando economizar sempre que possível;

  8. Faça uma checklist a alguns meses do evento para conferir tudo com antecedência;

  9. Esvazie a cabeça e relaxe na véspera do evento;

  10. Aproveite o seu noivado, divertindo-se muito!

Como você pôde perceber, não é tão difícil assim organizar um noivado simples. Com uma boa dose de organização e planejamento é mais que possível fazer uma festa de noivado bonita e elegante. Por fim, a dica é para o casal: divirtam-se e curtam esse momento muito além da celebração da festa, lembrando que a futura vida a 2 os espera. Esse tipo de reflexão eleva a confraternização a um outro patamar, fortalecendo o amor. Não se esqueçam afinal de que, com o noivado, o casal sinaliza que pretende firmar um compromisso sério e estabelecer uma vida inteira juntos. É uma nova família que começa, um novo ciclo. Essa fase exige, portanto, uma atenção especial do casal.

Com a certeza de que gostou dessa viagem pelo universo da festa de noivado, só nos resta enfatizar: descanse, pesquise, informe-se e leia muito sobre o assunto, já que esse é um marco importante na história do casal e merece uma comemoração perfeita. E já aproveite para conferir também este nosso outro post para descobrir se seu amado está mesmo pronto para casar! Não custa nada se certificar, não é mesmo?

 

 

2017-06-08T13:59:42+00:00

3 Comentários

  1. erica mayara lima almeida em - Responder

    amei as dicas

  2. Amei essas dicas pra mim fazer meu noivado.

  3. Claudiana em - Responder

    Dicas maravilhosas vou noivar e estava sem sentindo algum de por onde começar… As dicas foram muito úteis, consegui organizar uma planinha com o planejamento do meu noivado.

    Nota 1.000

    Obrigada!!!!

Deixar Um Comentário