Por que o chá bar é o evento ideal para noivos não convencionais

Início/Sem categoria/Por que o chá bar é o evento ideal para noivos não convencionais

Por que o chá bar é o evento ideal para noivos não convencionais

por-que-o-cha-bar-e-o-evento-ideal-para-noivos-nao-convencionais6792

Foi-se o tempo em que as comemorações pré-casamento se restringiam ao tradicional chá de panela para as noivas e à despedida de solteiro para os noivos. Já ouviu falar, por exemplo, no chá bar? Pois essa proposta diferente tem conquistado muitos casais pelo Brasil afora, especialmente porque envolve a participação dos dois pombinhos. Quer entender melhor como funciona o chá bar e descobrir por que esse tipo de evento é interessante para noivos não convencionais? Então continue lendo o nosso post e fique por dentro dessa tendência:

O reflexo de valores modernos

O chá bar é um tipo de evento que traduz direitinho os novos valores da sociedade moderna: ao contar com a participação dos noivos, juntamente com seus familiares e amigos, esse evento acaba reforçando que o homem não só pode como deve se envolver com assuntos relativos à casa e aos preparativos do casório em geral. Essa comemoração mostra, assim, o quanto o casamento é uma data especial tanto para o noivo quanto para a noiva!

Um evento democrático

O chá bar é uma comemoração pré-casamento super democrática, funcionando mesmo como uma prévia da festa, pois dá para convidar todos os presentes na lista oficial do casamento. É o tipo de evento que agrada os amigos e primos mais jovens, mas também pode ser bem aproveitado pelos familiares mais velhos, afinal, é uma mistura de tradição e modernidade que proporciona um ambiente em que todos se divertem. Por isso, se você e sua cara metade não fazem a linha previsível e convencional, apostem no chá bar! É uma escolha que não tem erro.

O funcionamento do chá bar

Marcado pela descontração, o chá bar é completamente informal, podendo ser realizado de dia ou de noite. Essa comemoração normalmente ocorre por volta de um mês antes do grande dia, com a proposta de reunir os amigos e familiares, como acontece no chá tradicional, simplesmente para celebrar. Como tanto homens como mulheres participam da festa, a decoração e as brincadeiras não são femininas como no chá de cozinha ou no chá de lingerie, por exemplo, engajando também a ala masculina.

As vantagens do modelo

A grande vantagem do chá bar consiste justamente na socialização dos noivos antes do casamento. Pense bem: como o período dos preparativos costuma ser muito intenso, é comum que os casais fiquem cansados, estressados e nem tenham tempo para se divertir! O chá bar surge, então, como um respiro na agenda, um momento oportuno para relaxar e viver momentos descontraídos ao lado de pessoas especiais. Além disso, é uma chance de complementar o enxoval e dar um passo a mais na montagem da casa, com os convidados dando uma mãozinha nesse quesito! É um evento pré-casamento relativamente simples e barato, que não requer muita sofisticação, mas envolve muita diversão!

A escolha do local para o evento

A escolha do local deve ser baseada, primeiramente, na acessibilidade, já que a intenção é facilitar a vida dos convidados. De que adianta, por exemplo, escolher um lugar incrível, mas extremamente longe para todo mundo? Leve em consideração também o espaço disponível, tanto no que diz respeito à capacidade de acomodação das pessoas quanto em termos de possibilidades decorativas. No quintal de casa, na cobertura, no salão de festas do prédio, em um restaurante ou no sítio da família, não importa! O importante é optar por um lugar aconchegante e confortável, que será cenário de muitas alegrias.

A lista de presentes

Em vez de conter exclusivamente itens de cozinha e utensílios domésticos, a lista de presentes do chá bar também engloba objetos de interesse mais masculino (como kits de churrasco, coqueteleiras, conjuntos para preparar caipirinha, bebidas para compor o barzinho do casal, abridores de garrafa e por aí vai). Nesse caso, os noivos podem deixar os convidados livres para escolher o presente ou montar listas em lojas especializadas, lembrando que essa segunda opção evita a compra de presentes repetidos, facilita as trocas, assegura que o casal ganhará itens de que realmente gosta e ainda facilita a vida dos convidados.

A composição decorativa do chá

Para tornar esse evento absolutamente inesquecível e já fazer os convidados entrarem no clima do casamento, é preciso preparar tudo com muito carinho. E a decoração do chá bar não pode ficar de fora! De fato, não há regras quanto à ornamentação do espaço, só sendo preciso levar em conta o estilo dos noivos, a época do ano em que o evento ocorrerá, o conceito definido para o convite e o cardápio, dentre outros aspectos que influenciam na estética da pré-comemoração. Que tal apostar em uma festa temática? Pizzaria, boteco, Paris e caipira são boas opções. Se não curtiu essa ideia, siga um estilo específico, investindo no rústico ou no romântico, por exemplo. Defina uma paleta de cores e lance mão de elementos artesanais, pois itens feitos pelos próprios noivos valorizam ainda mais o momento! Nesse caso, pode-se reaproveitar elementos, usando garrafas de cerveja ou de vinho como vasos para as flores, por exemplo. Outra ideia interessante é incluir pallets na décor. Fica lindo e extremamente original!

Os comes e bebes

É essencial cuidar do menu de comidas e bebidas do chá bar. As opções mais recorrentes nesse tipo de festa são salgadinhos, petiscos, sucos e refrigerantes, mas nada impede que você inove na montagem do cardápio! Boas pedidas são os rodízios de pizza, estação de massas, festival de caldos, sanduíches gourmet ou um belo churrascão. Em relação às bebidas, você pode incluir águas aromáticas, cerveja, drinks e o que mais desejar. Ah, a mesa de doces não pode faltar, viu? Afinal, além de uma dose de glicose cair super bem nesses eventos, a mesa cumpre um papel central na decoração, servindo de pano de fundo para lindas fotos!

As brincadeirinhas para animar

Chá bar que é chá bar tem que ter brincadeiras divertidas! E para animar a comemoração não basta investir em plaquinhas divertidas e criar um cantinho especial para tirar fotos, viu? Confira aqui duas sugestões de joguinhos que separamos para dar uma ideia:

Jogo das afinidades

Perguntas são feitas para os membros do casal, separadamente, para que depois eles sejam confrontados, descobrindo se realmente se conhecem. As perguntas mais frequentes incluem quantidade de filhos que pretendem terviagem dos sonhos e até questões mais básicas, como o prato preferido.

Caça às alianças

Dentre as brincadeiras tradicionais desse tipo de evento está a caça às alianças, que coloca os noivos para resgatarem suas alianças, sem usar as mãos, em um recipiente cheio de farinha! É divertido, mas o casal deve estar preparado para se sujar.

E aí, gostou do nosso artigo? Pretende fazer um chá bar antes do casamento ou prefere as comemorações tradicionais? Compartilhe suas opiniões conosco aqui nos comentários!

ALLIANZE- Alianças

 

2017-06-08T14:08:38+00:00

Um Comentário

  1. […] E tem comemoração para todos os estilos: chá de panela, chá de lingerie, chá de enxoval, chá bar, despedida de solteira e muito mais! Não importa qual será o tipo de celebração […]

Deixar Um Comentário