alianças de ouro

Veja o Significado de Presentear Sua Amada com Alianças de Ouro

Alianças de ouro sempre foram muito especiais entre as relações humanas. Existem registros do uso do anel no Antigo Egito, onde pequenos círculos dourados eram utilizados na mão dos casais para simbolizar pertencimento.

Também existem relatos que datam desde a Grécia Antiga, onde anéis em pedra eram colocados nos dedos dos amantes para figurar o eterno.

Todos esses significados formam o romance de hoje em dia. Vamos explicar melhor o simbolismo por trás disso, assim você pode presentear sua amada e contar toda a história de maneira especial.

O simbolismo das alianças de ouro

O formato de um círculo representa um ciclo inquebrável. Quando aliado ao sentido do casamento, ganha tons de eterno. É a falta de quinas e pontas que traçam uma linha sem fim e preenchem um infinito cíclico.

A civilização grega acreditava na representação do divino com a figura circular, já os egípcios enxergavam o metal como algo sagrado. Também é possível encontrar o uso de alianças na tradição hindu para simbolizar o casamento. Com isso a junção atual de tudo o que significam ao longo do tempo trouxe o sentido de união sagrada aos anéis de ouro utilizados por casais ao redor do mundo.

Quando o cristianismo passou a adotar o uso de alianças, muito dos sentidos se atribuía ao pertencimento e posse, já que era uma forma de demarcar as mulheres comprometidas no vilarejo. Porém, com o passar dos anos, os significados românticos passaram a dominar a religião e agregaram um valor de elo entre o homem, a mulher e Deus.

Segundo o Direito Canônico da igreja, “a aliança matrimonial é pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma íntima comunhão de vida toda (consortium totius vitae), que é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole, elevada, nos batizados, a sacramento” (cf. Cân. 1055 § 1).

Nem todas as religiões utilizam alianças de ouro. No islamismo, por exemplo, não é permitido que o homem porte anéis desse material. Também não é costume trocar alianças no altar, sendo essa uma prática de influência ocidental.

 

Você já conhecia os significados das alianças de ouro? Aproveite e confira coisas que alianças revelam sobre o casal!

 

Post criado 197

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.