Quais as funções dos padrinhos de casamento?

Início/Sem categoria/Quais as funções dos padrinhos de casamento?

Quais as funções dos padrinhos de casamento?

convitepadrinhos 7 300x221 - Quais as funções dos padrinhos de casamento?

Dentre tantas coisas que devem ser definidas durante a preparação de um casamento, há uma muito importante: a escolha dos padrinhos. Decisão séria que vai ser levada para o resto da vida do casal e, por isso, deve ser feita baseada no carinho, no afeto e no companheirismo.  Nessa hora, deve ser considerada a relação que essas pessoas entre si, dê preferência sempre a amigos de longa data, a figuras pelas quais você tem verdadeira admiração, a parentes ou aos seus irmãos.

Há quem, por incrível que pareça, leve somente o fator financeiro em consideração na hora de elencar quem vai ou não subir no altar. O pensamento dessas pessoas é escolher quem pode dar um presente mais caro. Tal fator não é, nem de longe, uma das funções de um padrinho de casamento. Elas vão além e nós explicamos abaixo quais são elas:

São os companheiros do casal

Os padrinhos de casamento, muito mais que testemunhas de um ato civil e/ou religioso, são companheiros escolhidos para participarem ativamente da vida do casal, lado a lado, apoiando-os em tudo que precisarem durante a vida conjugal. São verdadeiros anjos da guarda que devem honrar o título antes, depois e durante a cerimônia.

São os organizadores das festas pré-casamento

Eles têm como missão auxiliar os noivos em suas despedidas de solteiro. Afinal, tais festas acontecem bem pouco tempo antes da cerimônia do matrimônio e, por isso, é comum que os noivos estejam bastante atarefados nessa época. Sendo assim, as madrinhas ficam responsáveis pela despedida da noiva, e os padrinhos pela comemoração do noivo. O chá de panela ou de lingerie também deve ser organizado pelas madrinhas. Todos serão importantes peça chaves nessas festas, pois pressupõe-se que eles conheçam a fundo todos os gostos e desgostos dos noivos e, por isso, saberão organizar a festa do melhor jeito possível!

São ótimas companhias nos preparativos da festa

Os padrinhos podem ajudar o noivo a escolher seu traje, do mesmo modo que é de bom grado que a madrinha auxilie a noiva a encontrar o vestido ideal para o casamento – já que sabem da preferência de ambos. Outras escolhas como: convite para a cerimônia, decoração e definição das alianças também podem ser feitas junto ao padrinho e à madrinha.

Levam a noiva e o noivo para a celebração

Você sabia que cabe aos padrinhos de casamento levar o noivo e a noiva para a celebração? Além de uma grande ajuda, é um ato simbólico de conduzir seus apadrinhados ao local onde farão uma das mais importantes decisões de suas vidas. Durante o trajeto, os padrinhos conversam, incentivam e acalmam os noivos para que tudo dê certo!

São importantes apoios no grande dia

É dever dos padrinhos e madrinhas amparar os noivos durante as cerimônias festiva e religiosa. Eles devem estar atentos a tudo em que os dois podem precisar, desde uma retocada na maquiagem da noiva até algum possível reparo em seu vestido. Os padrinhos devem se colocar em uma posição de pronta ajuda e também devem funcionar como uma espécie de fiscais da cerimônia, a fim de assegurar que tudo esteja correndo bem e do jeito que os noivos imaginaram. Outra tarefa que também pode ser dado ao padrinho e à madrinha é a de customizar o carro que levará os pombinhos das cerimônias, são eles que vão escrever dizeres e amarrar aquelas latinhas que deixam o carro fofo e inconfundível!

Assume a cerimônia na falta de um padre ou juiz

Se por acaso os noivos optaram por uma cerimônia não tão cheia de protocolos e até mais despojada, escolher um dos padrinhos ou uma das madrinhas para presidir a cerimônia é uma boa escolha. Eles, que estarão bastante  envolvidos na atmosfera do casamento, saberão dizer as palavras certas que o noivo e a noiva gostariam de escutar nesse grande dia. É a certeza de um discurso lindo e muito emocionante!

Dançam junto com os noivos

Além de ser uma metáfora bem verdadeira do que é a relação entre padrinhos e o casal, em que um vai ajudar o outro na “dança da vida”. Hoje em dia, também se tornou uma missão dos padrinhos e madrinhas formular uma coreografia para ser apresentada durante a festa. Eles, junto aos noivos, têm como dever ensaiar para que tudo saia perfeito e cheio de sintonia! Missão divertida e muito gostosa de ser executada, não é mesmo?

Resumindo: os padrinhos de casamento são escolhas para a vida!

Como já citamos, a atuação dos padrinhos não deve acabar assim que terminam as cerimônias de casamento. Desde o altar, foi firmada uma parceria para a vida conjugal inteira. Portanto, é obrigação dos padrinhos e das madrinas, assim como é também dos noivos, fazer de tudo para que essa relação perdure e seja saudável! Não devem faltar convites para jantares, viagens e outras atividades que sejam capazes de fazer a manutenção dessa relação tão bonita e valiosa para ambas as partes. É um contrato de amor, carinho e amizade que deve ser honrado e cumprido com o respeito que se deve!

E você, conhecia essas funções dos padrinhos de casamento? Deu para perceber o quanto esse “título” é importante para um casal, não é mesmo? É praticamente uma missão de vida! Se você já foi escolhido, assuma esse papel com muito amor. Agora, se você estiver pensando em alguém para a missão, pense com bastante carinho e faça a escolha tendo certeza da importância que essa pessoa tem na sua vida – e a que você tem na vida dela, é claro.

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

2017-06-08T14:17:42+00:00

6 Comentários

  1. […] haverá tempo para fazer as alterações. Ah, e não se esqueçam de repassar essa dica aos padrinhos de casamentos e aos responsáveis pelos pajens e pelas daminhas, porque eles também deve dar uma derradeira […]

  2. […] celebração. E não se esqueçam de enviar os convites com antecedência, convidando também os padrinhos com uma boa margem de tempo. E o mais importante de tudo: as alianças! Comprem um modelo que […]

  3. […] nunca falaram diretamente sobre casar, mas sempre que vão a alguma cerimônia (seja como padrinhos de casamento ou simples convidados), acabam se olhando de uma forma especial? Se você respondeu sim, já pode […]

  4. Já fui padrinho de casamento, é bem legal.

  5. […] celebração é organizada pelos amigos do noivo e até mesmo pelo padrinho do casamento. Muitos costumam fazer essas comemorações em boates, enquanto outros preferem ir a um lugar mais […]

  6. […] Os padrinhos devem ser os primeiros a saber a data do seu casamento, obviamente depois da família, para poderem se preparar nos mais diversos sentidos, seja em relação à roupa para o grande dia ou ao presente oferecido ao casal. Além disso, alguns padrinhos podem se interessar por fazer mais do que apenas entrar na igreja ou posar para fotos com o casal, participando mais ativamente e ajudando os noivos. Por isso, o 10º mês é a hora certa de definir e convidar quem deseja para ser padrinho. […]

Deixar Um Comentário