história da aliança de casamento

Qual é a História da Aliança de Casamento?

A história da aliança é particular para cada casal, e depende muito da trajetória dos noivos, das escolhas feitas durante o casamento e até mesmo da vida que levam juntos. No entanto, antes da história dos dois, existiu aquela que definiu a tradição. Se você não sabe porque usa aliança, saiba que isso vem de muitos anos!

Quer conhecer mais sobre esse caminho repleto de significados diferentes? Veja este artigo que preparamos!

A história da aliança: de onde vem a tradição?

Um dos principais pontos que devem ser explicados para que você entenda a história da aliança é a origem da própria palavra. Afinal, “aliança” não se refere somente à  joia e é uma palavra, assim como o próprio anel, com diversos usos que remontam uma etimologia originária do Latim, da palavra “alligare”.

Ao traduzir o termo, encontra-se algo como “compor” ou “ligar-se a”. É provável que esse tenha sido um dos primeiros motivos que conectou toda a atmosfera de se utilizar aliança para unir-se ao parceiro pelo amor.

Além disso, em cada civilização a aliança tem uma importância diferente. Confira:

Império Romano

Era comum que anéis fossem usados como sinal de poder, principalmente por imperadores e senadores. A escolha pelo dedo anelar, nessa cultura, se dá pois acreditava-se que por ali passava uma veia que era diretamente ligada ao coração. A ela se dava o nome de “veia d’amore”, que em português se lê “veia do amor”.

Grécia

A história da aliança na Grécia tem outro viés, e toca o aspecto da confiança, além do tradicional uso para demonstrar o amor.

Naquela época, as alianças eram símbolos de riqueza, e muitas eram utilizadas como as chaves para quartos onde ficavam o que as famílias tinham de maior valor. Ou seja, entregá-las para alguém representava total confiança naquela pessoa.

Isso gerava também outro significado: já que as alianças eram iguais e utilizadas pelos dois parceiros, era compreendido que dividiriam todas as posses.

China

As alianças são feitas em ouro pois é o material mais puro que existe. Assim como o amor deve ser, mas os chineses se focam mais no formato da joia. Para eles, o círculo representa algo sem começo ou fim.

Na concepção deste povo, o anel é utilizado no dedo anelar devido a um motivo curioso: ao juntar as pontas dos dedos e dobrar os médios, deixando em contato os ossos do meio dos dedos, é possível separar todos os outros dedos das mãos, menos o anelar.

Isso porque, para eles, cada dedo representa um membro da família. Os polegares são os pais; os indicadores, os irmãos; os mínimos, os filhos; o anelar, o esposo ou esposa. O dedo médio representa a ti mesmo, e por isso fica apontado para o próprio peito. A explicação é que todos podem se separar em algum momento da vida, mas o matrimônio é eterno.

 

Gostou de saber mais sobre a origem das alianças? Veja mais curiosidades como essa no blog da Allianze!

Post criado 197

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.