Qual é a hora certa de enviar os convites de casamento? Como enviá-los?

Início/Dicas de Casamento: Festas, Decoração e mais | Blog Allianze/Qual é a hora certa de enviar os convites de casamento? Como enviá-los?

Qual é a hora certa de enviar os convites de casamento? Como enviá-los?

qual-e-a-hora-certa-de-enviar-os-convites-de-casamento--como-envia-los-4114

A verdade é que noivos têm milhões de dúvidas a todo o momento, não é mesmo? Pois entre esse turbilhão de perguntas, um dos tópicos principais sempre é relacionado aos convites de casamento. Com quanto tempo de antecedência se deve enviar o convite? Como exatamente entregá-lo? E o que escrever no convite? É preciso enviá-lo também por e-mail ou não? São tantas as dúvidas, não é verdade? Pois foi pensando em responder ao maior número possível delas que preparamos este post pra lá de especial! Pronto para ficar totalmente por dentro do assunto? Então acompanhe:

Quando entregar os convites?

Noivos são, em sua maioria, ansiosos. E, às vezes, essa ansiedade pode acabar atrapalhando, a ponto de fazer com que o convite seja entregue cedo demais. É claro que, em alguns casos, essa antecedência é realmente necessária, mas, de modo geral, adiantar a entrega dos convites pode resultar — acredite ou não — em esquecimento por parte dos convidados.

Portanto, para as pessoas que moram na cidade onde será realizado o casamento, o ideal é entregar os convites um mês antes do grande dia. Esse tempo é mais que suficiente para providenciar trajes, marcar salão e comprar presentes, por exemplo. Já para os convidados de outras cidades, o tempo deve ser maior, pois eles precisam se organizar melhor, comprando passagens e, se for o caso, reservando hotéis. Por essas e outras, devem receber o convite cerca de três meses antes do casamento. Para convidados de outros países, o tempo deve dobrar, com o convite devendo ser enviado com seis meses de antecedência, afinal, é uma viagem mais longa e que requer muito planejamento!

E como efetivamente entregá-los?

Ir pessoalmente é sempre a melhor opção, porque demonstra o quanto o convidado é especial e que vocês realmente querem a presença dele na cerimônia, tendo por isso dedicado um tempinho do dia, mesmo com a correria dos últimos preparativos, para convidá-lo para o casamento.

Mas caso o tempo esteja apertado e vocês percebam que não vão dar conta de entregar todos os convites sozinhos, pedir ajuda aos pais — tanto do noivo como da noiva — pode ser uma boa saída. Nesse caso, fiquem com os convites dos padrinhos e familiares e amigos mais próximos, deixando o restante por conta deles!

Para pessoas de outras cidades, envie os convites pelos Correios mesmo, mas faça pelo menos uma ligação para se certificar de que eles realmente chegaram, aproveitando para reforçar que vocês contam com a presença desses convidados nessa dia tão especial!

E quem é que convida?

Antigamente, a tradição determinava que as famílias dos noivos deveriam pagar as despesas do casamento e, por isso, o texto padrão do convite dizia que os pais convidam para o casamento dos seus filhos. Hoje em dia, porém, como muitos casais arcam com as próprias despesas, o texto mudou para os noivos convidam, juntamente com seus pais, para seu casamento. A escolha pode, portanto, seguir a primeira opção, caso os pais estejam bancando o casamento, ou a segunda, caso vocês o estejam fazendo.

Fora isso, ainda há novos formatos de convites, com textos divertidos e completamente diferentes, mas tudo depende, obviamente, do estilo do casal. Assim, se vocês são adeptos da modernidade, vale a pena pesquisar. Se são mais tradicionais, podem ficar com o básico mesmo, que inclusive nunca sai de moda.

Mas e se os pais são falecidos?

Infelizmente, nem sempre é possível contar com a presença dos pais nesse momento tão importante, certo? Por isso, quando algum dos pais é falecido, recomenda-se escrever in memoriam na frente de seu nome. Atualmente, algumas pessoas também têm optado por usar a frase para sempre no coração ou até o desenho de um coraçãozinho.

A dúvida também surge com relação a padrastos e madrastas. Nesse caso, o mais aconselhável é analisar o nível de intimidade existente entre essas pessoas e os noivos, para, então, optar por incluir ou não seu nome no convite.

E sobre todos os outros detalhes?

Além dos cuidados com o prazo e a forma de entrega do seu convite, bem como o que escrever nele, é necessário ficar atento a outros detalhes, para que tudo saia perfeito. Confira:

Abusem da criatividade também no convite

Já que o casamento é dos noivos, tem que ter o estilo do casal! Por isso, se vocês não terão uma cerimônia tradicional, vale a pena inovar também no convite, para que ele fique a cara de vocês e ainda combine com o estilo do casamento.

Tenham bom senso com os chamativos

Vale lembrar que, na hora de nominar os convites, o ideal é direcioná-los à família ou a um convidado específico. Fazer convites para grupos de amigos não pega bem! Já com relação ao que escrever na hora da nominação, a regra é simples: se o casamento for tradicional, com um convite bem formal, usem Sr. e Sra. em todos os nomes. Se optaram por um casamento mais moderno, com um convite descontraído, podem usar expressões como aos queridos tios ou aos amigos, de acordo com o grau de intimidade com cada convidado. De toda forma, mesmo nesse caso, recomenda-se o uso de Sr. eSra. para pessoas mais velhas, pois demonstra respeito. Os pais podem ser convidados com a expressão aos queridos pais, em ambas as situações.

Convide quem vocês realmente querem presentes

Não há problema nenhum em deixar um convite no mural do trabalho, mas vocês realmente fazem questão de todos os colegas no casamento ou estão convidando apenas por educação? Pensem bem e não tenham vergonha de convidar apenas os colegas realmente próximos. Vocês só precisam tomar cuidado para não entregar o convite na frente de alguma pessoa que não será convidada, para evitar constrangimentos, além de pedir discrição dos colegas convidados.

E então, já estão prontos para preparar seus convites ou ainda ficaram com dúvidas? Querem dar alguma sugestão para outros noivos ou contar como andam seus preparativos? Já escolheram o modelo dos convites? Compartilhe suas dicas e experiências aqui nos comentários e participem da conversa!

 

ALLIANZE

2017-06-08T14:15:17+00:00

3 Comentários

  1. Muito interessante.

  2. Obrigada.

  3. […] mês: finalmente, hora de enviar os convites! Na verdade, se a festa for para pouquíssimos convidados, vocês podem investir em um convite […]

Deixar Um Comentário