qual mão usar a aliança de casado

Qual Mão Usar Aliança de Casado

Algumas tradições são mantidas por séculos, esse é o caso do uso de alianças. Mas você sabe em qual mão usar a aliança de casado? O anel de compromisso muda de posição nas mãos conforme o casamento se aproxima. Os casais brasileiros usam a aliança de casado na mão esquerda, no dedo anelar. Você sabe qual o significado disso?

A verdade é que não existe uma história oficial sobre a origem dessa tradição, nem um consenso global sobre qual mão usar aliança de casado, mas alguns fatos podem ser somados para explicar a possível origem.

Teorias Sobre Qual Mão Usar Aliança de Casado

O costume de usar anéis para simbolizar compromisso vem desde o antigo Egito, onde os povos acreditavam que o círculo representava o infinito, por não possuir emendas em suas linhas. No entanto, este é só um dos significados das alianças.

Mas o uso de aliança no dedo anelar da mão esquerda só passou a ser popular no Império Romano. Onde as teorias da época consideravam que o quarto dedo da mão esquerda possui uma veia com ligação direta ao coração. Essa teoria foi desmentida pela ciência atual. Mas a crença na “veia do amor” se tornou simbólica e os apaixonados continuaram a acreditar.

Outra teoria é a de que a aliança na mão esquerda da mulher é um símbolo medieval de submissão ao marido. Já que a mão direita representa poder e eloquência. Advindo da crença cristã de que Jesus “está sentado à direita de Deus pai todo poderoso”.

Ainda dentro dos significados cristãos, a utilização da mão esquerda se daria pela suposta declaração da igreja de que o anel ficaria “mais próximo ao coração”.

Entretanto, recentemente a divulgação de uma crença chinesa agradou aos casais mais românticos. A teoria é a de que a utilização da aliança tem ligação com um curioso fato de anatomia humana. Ao dobrar os dedos médios das mãos, unindo-os, ao mesmo tempo em que ligamos os outros dedos pelas pontas, os anelares não se separam, mesmo com força.

Segundo a teoria chinesa, os dedos possuem significados distintos:  polegares representam os pais, os indicadores – os irmãos; médios – a pessoa; anelares – a sua alma gêmea; os mínimos- os filhos. Logo todos os dedos são fáceis de se separar, menos os anelares, que representam a união eterna do casamento.

Agora que você já sabe qual mão usar aliança de casado aproveite e veja 4 maneiras de manter sua aliança em perfeito estado!

Post criado 197

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.