qual mão usar aliança de casamento

Qual Mão usar Aliança de Casamento?

O casamento é um compromisso de maior importância em um relacionamento. É uma decisão do casal de querer permanecer junto para sempre. No matrimônio existem algumas regras sociais que não, necessariamente, devem ser seguidas à risca pelos amantes, afinal cada um pode escolher em qual mão usar aliança de casamento.

Contudo, quando falamos das alianças é praticamente unânime a adoção do uso da jóia pelos amantes, pois é uma forma de formalizar socialmente à união demonstrando fidelidade e cumplicidade com seu parceiro ou parceira.

Afinal, qual dedo usar aliança de casamento?

Antes da concretização do casamento, grande parte dos casais ficam noivos e optam por utilizar alianças. Esse anel é utilizado no dedo anelar da mão direita, quando se casam passam a usar a jóia na mão esquerda.

O costume de manter a aliança no dedo anelar vem dos Romanos, sendo mantido até hoje pelo Vaticano e pela Igreja Católica. Os romanos acreditavam que nesse dedo existia uma veia que era ligada diretamente ao coração, chamada “veia do amor”. A explicação para usar a jóia no lado esquerdo é a proximidade com o coração, ou seja, os amantes ficariam mais conectados dessa maneira.

Diferentes tradições na hora de usar a aliança de casamento

Em cada país existe uma tradição diferente na hora de decidir qual mão usar aliança de casamento. A cultura de manter o anel na mão esquerda não é comum em todos os países. Na tradição judaica, por exemplo, a  jóia é colocada na mão dominante da noiva.

O costume de usar a aliança na mão esquerda é relativamente recente, teve início por volta do século XVIII. Antes disso, nos países de língua inglesa o anel de casamento era utilizado na mão direita. Acredita-se que a mudança da mão da direita para a esquerda aconteceu como um sinal de respeito da mulher ao seu marido, pois naquele tempo homens não tinham o costume de usar anéis de casamento.

Em países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Grã Bretanha, Itália e França é tradição manter a aliança na mão esquerda. A título de curiosidade, no Sri Lanka os anéis são mantidos na mão esquerda pela noiva e na mão direita pelo noivo. Diferente, né?

Gostou deste artigo? Agora você já sabe em qual mão usar aliança de casamento. Comente e compartilhe! Está planejando casar? Conheça a seleção de alianças de casamento no site da Allianze e aproveite!

 

Post criado 197

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.