Tudo para casamento: por onde começar a planejar?

Início/Dicas de Casamento: Festas, Decoração e mais | Blog Allianze/Tudo para casamento: por onde começar a planejar?

Tudo para casamento: por onde começar a planejar?

tudoooo - Tudo para casamento: por onde começar a planejar?

O amor bateu à sua porta com tanta força que você tem certeza de que seu par é perfeito e que o amor de vocês crescerá a cada dia? Então parabéns, porque você tirou a sorte grande! O próximo passo para esse relacionamento ideal só pode ser o casamento, certo? E se você já está pensando exatamente nisso, parabéns de novo! Essa é uma etapa de solidificação e fortalecimento do amor, momento em que o casal estabelece o compromisso sincero de se unir e, quem sabe, até constituir uma família. Pois nada mais natural que pensar em celebrar essa união com uma belíssima festa de casamento, não concorda?

Mas aí é a hora de ponderar, porque nem tudo são flores. Afinal de contas, o planejamento de uma festa de casamento demanda um enorme número de decisões e escolhas, sem contar que, para selar essa união com uma festa pra lá de especial, o casal terá que desembolsar uma quantia considerável. Já deu para perceber que essa é uma decisão que precisa ser muito bem pensada, não é mesmo? Pois foi justamente pensando nisso que decidimos escrever este post com praticamente tudo para casamento!

Pronta para ter a noção exata de tudo que deve ser pensado, planejado e executado para organizar uma festa de casamento digna do amor que você sente por sua alma gêmea? Então continue acompanhando nosso post e se prepare para tomar a decisão perfeita sobre investir (ou não) em uma mega festa de casamento. Vamos lá?

Decida o estilo da festa

O primeiro item que deve ser considerado antes mesmo de começar a planejar uma festa de casamento é decidir o estilo da cerimônia. Afinal de contas, há estilos para todo tipo de gosto: casamento na praia, recepção em buffet, cerimônia ao ar livre, em casa, um jantar mais simples ou até uma viagem ao exterior. As opções são praticamente infinitas!

Sendo assim, a primeira grande decisão a ser tomada pelo casal diz respeito ao estilo da festa. Lembre-se de que essa escolha norteará o planejamento de todos os demais itens relativos à celebração. Isso sem falar que, dependendo do estilo escolhido, o planejamento poderá ser maior ou menor. Um casamento no exterior, por exemplo, demanda atenção a uma série de itens e preparativos especiais. Por isso, já comece a pensar no estilo a ser adotado o quanto antes.

Pense no porte do evento

Outro quesito a considerar com o máximo de antecedência é o porte do evento. Os noivos podem optar por fazer um casamento na praia, mas escolher uma cerimônia intimista, para poucos convidados. Da mesma forma, podem fazer uma cerimônia em um buffet com uma pomposa lista para 500 convidados. Assim, além de decidir o estilo da festa, é necessário também definir o porte do evento, pois essa escolha alterará diversos outros fatores, especialmente aqueles relativos a custos.

Por isso, o ideal é que você sente com seu noivo para discutir a questão com calma e tranquilidade, refletindo sobre como fazer para que todos estejam confortáveis no grande dia. Essa conversa é fundamental para que o casal consiga conciliar o casamento dos sonhos com suas reais condições, já sabendo se será preciso abrir mão de alguns itens, procurar alternativas mais adequadas ou fazer qualquer tipo de ajuste prévio. O segredo está em fazer de tudo para que a decisão seja equilibrada e os pombinhos curtam bastante esse momento juntos.

Considere o orçamento total

Quem reclama de dinheiro a mais? Provavelmente ninguém, não é mesmo? Na verdade, as pessoas costumam reclamar quando o dinheiro está faltando! Por isso surge a necessidade de considerar direitinho a questão financeira. Afinal, o jovem casal certamente não quer ter uma bela festa de casamento, mas terminar à beira do total colapso financeiro! Pense bem: começar a vida a 2 assim definitivamente não é um bom começo. Nesse caso, a principal recomendação é: ponha os pés no chão e só faça escolhas que caibam no seu bolso.

Essa é uma questão simplesmente fundamental na hora de tomar a decisão sobre o porte do investimento feito na festa do casamento. Tudo bem que seria maravilhoso ter uma festa luxuosa e requintada, mas amargar as dívidas do casamento por meses e meses (talvez até anos!) pode não ser uma tarefa nada fácil. Logo, nada de cair na tentação de ostentar simplesmente por ostentar. Considere sim o orçamento nas decisões sobre o casório.

Para ter uma dimensão exata do desembolso financeiro necessário para a festa, faça um orçamento estimativo! Com algumas ligações para profissionais do ramo e com uma boa busca na internet, é mais que possível ter uma noção geral dos custos, terminando com um valor o mais aproximado possível da realidade para o orçamento. Acredite: essa informação será fundamental na hora de tomar a decisão final sobre sua festa de casamento.

Wedding planning day

Contabilize o tempo necessário

Agora que você já sabe mais ou menos tudo o que tem que fazer e quanto dinheiro deve ter que desembolsar, provavelmente já percebeu que essa tarefa demandará um bom tempo, não é mesmo? De fato, por mais que você opte por festejar organizando um evento simples e minimalista, pode ter certeza que terá um certo trabalho. E esse trabalho implica em umas boas horas, viu?

E não tem como ser diferente, porque é muita coisa para resolver! Você precisa escolher osconvites, contratar a decoração, visitar os buffets, comprar as alianças e assim por diante. Tarefa é o que não vai faltar! Por isso, considere no seu planejamento o tempo que cada uma dessas tarefas deve demandar. Você pode fazer um planejamento mês a mês, para facilitar o acompanhamento do andamento das atividades, por exemplo. Essa organização será fundamental.

De fato, casar é mesmo uma decisão importante, que constitui um momento especial na vida de qualquer pessoa. Afinal, a mudança é completa! O importante é estar seguro sobre tudo o que envolve esse momento, inclusive sobre a própria decisão de investir ou não em uma festa de casamento!

E você, está se sentindo mais preparado para sentar com seu companheiro e definir de vez a forma como vão celebrar essa união? Tenha calma e reflita um pouco sobre o assunto para não tomar nenhuma decisão precipitada, combinado? E aproveite esse tempo para se informar um pouco mais sobre o tema, assinando agora mesmo a nossa newsletter!

2017-06-08T13:45:33+00:00

3 Comentários

  1. […] te ajudar com mais essa questão delicada na organização do seu casamento, nós sugerimos algumas soluções sutis e elegantes para você. […]

  2. […] você está às voltas com o planejamento do seu casamento e quer dicas sobre como organizar seu chá bar, confira o artigo que preparamos com tudo o que é […]

  3. […] está planejando um casamento sabe: a decoração é um dos aspectos mais importantes e mais cheios de detalhes na realização […]

Deixar Um Comentário