Os anéis de matrimônio são uma tradição que ultrapassa o passar dos anos e se renova a cada década. Existem lendas, histórias e segredos envolvidos na cultura destas joias tão românticas. Quer descobrir os quatro segredos sobre alianças de casamento? Continue lendo este artigo!
1. A origem da tradição é desconhecida
Isso mesmo, a história da aliança de casamento remonta tantos séculos atrás, que não há certeza sobre a origem do uso. Na maioria das culturas antigas, existem indícios do uso de anéis durante cerimônias de matrimônio.
Na Grécia Antiga, utilizavam-se de flores e pequenos círculos de pedra nos dedos para simbolizar a união. Os egípcios possuem registros que mostram a tradição de compartilhar anéis de ouro entre os casais apaixonados e nobreza.
Seja qual for a origem, é certo que este símbolo ainda perdurará por muitos anos como sinal de amor eterno e comprometimento.
2. Por que um anel e não outra joia?
Você pode estar se perguntando “mas afinal porque a escolha de um anel para os casais?”. Poderia ser um colar, uma pulseira ou mesmo uma tiara? A resposta é não. A principal associação com este tipo de joia está na valorização do simbolismo conferido ao formato do círculo.
Isso mesmo, o círculo é a representação do infinito em quase todas as culturas. Por não possuir bordas, quinas e lados, suas linhas se encontram e se completam sem limitações.
Logo, na união entre casais, não poderia haver melhor simbologia do que o infinito da paixão e sentimentos.
3. O uso de diamantes na joia
Já parou para pensar o porquê de usarmos diamantes nos anéis? Um dos segredos sobre alianças de casamento está exatamente na misteriosa preferência pela gema de diamante.
A explicação vem do fato de que esta pedra é uma das mais resistentes do planeta, foi considerada durante muito tempo como indestrutível, e por isso representa tão bem o que acreditamos que deveria ser o amor humano: puro e inquebrável.
4.Existe um padrão de uso universal?
Aqui no Brasil, é comum que os noivos usem as alianças já durante o noivado e apenas mandem para polir antes da cerimônia de oficialização. Entretanto, um dos segredos sobre alianças de casamento é que o uso delas não é padronizado em todas as culturas e regiões do mundo.
Na América do Norte, por exemplo, países como Estados Unidos, aderem ao anel de noivado solitário, que é portado somente pela noiva.
Na Europa, os casais gostam de usar as alianças de namoro, noivado e casamento, muitas vezes, na mesma mão.
Gostou de descobrir todos estes segredos sobre alianças de casamento? Deixe nos comentários quais você ainda não conhecia e acompanhe mais curiosidades no blog da Allianze.